Hoje é véspera de Natal e nada melhor do que descobrir o porquê de celebrarmos a data com tanta comida e bebida: a ceia de Natal. Vamos lá?

Hoje é o dia que os cristãos celebram nascimento do menino Jesus na mangedora, quando Maria e José recebem a visita dos Três Reis Magos e seus presentes após serem levados pela bela estrela guia. Porém, muito antes desta bela história a ceia de Natal já era comemorada. Isso porque esta era a noite onde os povos pagãos comemoravam o solstício de inverno, ou seja, a noite mais longa do hemisfério norte. Os banquetes eram uma forma de comemorar e também presentear seus entes queridos, iniciando assim os próximos dias difíceis e frios com a fartura dos alimentos recolhidos até então.

origem ceia de natal tricurioso

Além disso, neste dia era comum que os europeus deixassem as portas de suas casas abertas para que viajantes e peregrinos tivessem onde se aquecer e se alimentar nesta difícil noite, logo era comum que pessoas estranhas se unissem para confraternizar nesta longa noite. Hoje os alimentos presentes em nossa ceia tem as mais diversas e inesperadas origens. O peru assado, por exemplo, é uma herança dos índios dos Estados Unidos que serviam a ave após a primeira grande colheita para comemora-la. Já a rabanada e o bolinho de bacalhau tem origem portuguesa. As frutas secas, nozes, castanhas e o panetone vem da Itália enquanto o porco, arroz, farofa, fios de ovos, salpicão e saladas com frutas são tipicamente brasileiras mesmo.

Sensacional, não é mesmo? Comente!