A língua portuguesa é um ‘troço’ meio complicado, cheio de exceções e pegadinhas prontas para pegar você na distração e esta matéria aborda justamente um destes casos. Mal ou mau: Qual a forma correta?

Ambas as formas existem e é bem fácil compreender qual utilizar se você souber um macete que aprendi há pouco. Veja bem. Você sempre escreverá mal com L quando quiser expressar o oposto de BEM. Porém, sempre escreverá mau com U quando quiser expressar o oposto de BOM. Veja na prática:

Não estou me sentindo bem.
Estou me sentindo mal.

Não estou sendo bom.
Estou sendo mau.

Entendeu? Bastante simples, não é mesmo? Sabendo este truque, não há como errar! 🙂

mal ou mau tricurioso 1

Para que possa entender melhor:

Mal

Mal é uma palavra que pode ser utilizada como substantivo comum, conjunção ou adverbio. Quando substantivo, mal se refere a desgraça, doença, maldade, etc. Quando conjunção, seu papel é temporal e tem sentido de logo que, assim que, etc. Por último, como advérbio mal executa papel de modo, demonstrando que algo foi mal feito, executado de forma incorreta, insuficiente, de forma cruel, etc.

Mau

Já mau tem papel apenas de adjetivo e indica algo que  não tem boa qualidade, que faz maldades, que não possui competências, que é desobediente, que não tem bons costumes, que é desumano, imperfeito, impróprio, indecente e diversos outras características de cunho negativo.

Legal a dica, não é mesmo? Comente!