O micro-ondas é algo que muitas pessoas não compreendem bem o funcionamento. Muitas vezes, você pode ficar confuso sobre como uma caixa grande que faz alguns barulhos é capaz aquecer os alimentos e isso se complica ainda mais com sua mãe e tia se unindo para dizer que comida de micro-ondas causa câncer. Mas será que isso é verdade?

Não. 

Utilizar micro-ondas não faz nenhum tipo de mal para sua saúde. Nem sua utilização, nem o consumo de alimentos aquecidos por ele. Vamos entender melhor essa bruxaria. Os alimentos ficam quentes ali em função do movimento das partículas de água, não pela absorção dos raios/radiação, logo todo ou qualquer alimento preparado em micro-ondas é livre de qualquer malefício. Os micro-ondas são realmente construídos para que a maior parte da radiação mantenha-se em seu interior, logo mesmo que um pouco de radiação escape pelo vidro, não seria em quantidade suficiente para fazer mal a alguém.

comida de microondas faz mal tricurioso 1

E se os alimentos não absorvem a radiação, apenas vibram e através do movimento de vibração – que produz calor – se aquecem, não há com o que se preocupar. É claro, existem alguns cuidados que se deve ter com o aparelho para garantir a sua segurança e de sua família, mas nada que seja muito difícil ou que você já não faça por ter bom senso, hehe. Vejam algumas dicas:

– Perceba sempre se a porta do micro-ondas está fechando corretamente;
– Veja se a fita adesiva está sempre intacta, sem rachaduras, ferrugens ou outros tipos de degradação;
– Mantenha o aparelho sempre limpo, sem restos de comida dentro e principalmente na porta;
– Utilize sempre recipientes que são permitidos para uso no micro-ondas, assim garantindo sua saúde;
– Não utilize aparelhos antigos, enferrujados ou danificados. Troque o aparelho com certa frequência.

Gostou das informações? Comente!