Saúde

Lentes de contato ou óculos: O que é melhor?

Lentes de contato ou óculos: O que é melhor?

Infelizmente, algumas pessoas acabam desenvolvendo problemas de visão que as fazem depender de um acessório para enxergar por toda a vida e isso as coloca diante de uma escolha muito importante. Lentes de contato ou óculos? Se você está neste momento da vida, fique tranquilo. Vou tentar ajuda-lo a tomar esta decisão.

Óculos

Vantagens

A maior vantagem do uso de óculos para corrigir o grau de visão de seus olhos é que ele não oferece nenhum tipo de risco a sua saúde ocular. Isso ocorre porque diferente das lentes de contato, eles não tocam nos seus olhos, evitando diversos problemas e doenças. Além disso, existem inúmeras formas, cores e estilos de óculos, o que pode facilmente agregar ao seu estilo e se tornar uma marca pessoal – o que muitos consideram uma vantagem,

Desvantagens

Infelizmente, os óculos distorcem a visão periférica e isso pode causar desconforto em algumas pessoas. Além disso, os mais desastrados costumam sofrer já que o mesmo pode quebrar com certa facilidade e deixar você na mão. Se você é este tipo de pessoa, aconselho que tenha sempre um óculos reserva. Por último, para pessoas que praticam esportes, usar óculos não é a melhor opção já que pode se machucar ou até mesmo quebrar o acessório e ferir seus olhos em uma simples partida de futebol. Então, tudo depende do tipo de pessoa que você é.

Lentes de Contato

Vantagens

Esta é uma alternativa muito utilizada para pessoas que praticam esportes ou que odeiam utilizar óculos por razões estéticas já que seu uso é praticamente imperceptível. Além disso, a lente de contato proporciona uma correção muito melhor e precisa da visão, abrangendo também sua visão periférica e sendo melhor para dirigir, para praticar atividades onde você precisa de seu reflexo, etc. Então, esta é uma opção para pessoas mais agitadas, pessoas que se importam com aparência e que adoram praticar atividades físicas.

Desvantagens

Porém, também existem desvantagens preocupantes a serem consideradas. Usar lentes de contato exige grande responsabilidade e cuidado, afinal elas não são nada práticas quando comparadas ao simples ato de colocar um óculos. É preciso mantê-las sempre limpas com os produtos corretos, ficar alerta com seu prazo de validade e jamais dormir utilizando uma delas. Existem grandes riscos e doenças que podem ser transmitidas devido ao mal uso e má higiene das lentes de contato, para optar por este tipo de correção de grau é preciso muito comprometimento.

Cirurgia

Além das duas opções, existem hoje no mercado cirurgias de correção de grau a laser que permitem que você não utilize grau ou lente nunca mais, o que pode ser a melhor opção dependendo do tipo de grau que você possui. É sempre bom discutir essa opção com seu oftalmologista para que você não precise se preocupar com óculos ou lentes de contato.

Ajudei na sua opção? Comente!

Leia Também: