Muitas pessoas tendem a pensar que as palavras “raça” e “etnia” significam a mesma coisa. De fato, o simples fato de procurar a definição de ambos os termos em um dicionário muitas vezes não esclarece completamente a dúvida. No entanto, é importante deixar claro que essas duas palavras realmente têm definições diferentes, de modo que o seu significado distinto merece ser destacado, principalmente porque a diversidade no mundo continua a crescer.

Basicamente, a palavra “raça” é usada para descrever as características físicas de uma pessoa. Essas características podem incluir a cor da pele, a cor dos olhos, estrutura facial e até mesmo a cor do seu cabelo. Este termo é de natureza fisiológica e refere-se a populações distintas dentro das espécies maiores. Por outro lado, a palavra “etnia” é usada para descrever as características da identidade cultural de uma pessoa. Essas características podem incluir idioma, religião, nacionalidade, ascendência, vestimenta e costumes. Os membros de uma determinada etnia tendem a se identificar com base nesses traços culturais compartilhados, o que torna esse termo uma representação da natureza antropológica, pois é baseado em comportamentos aprendidos.

qual e a diferenca entre raca e etnia 1

Um exemplo prático para entender a diferença entre esses dois termos pode ser a observação das pessoas que compartilham a mesma etnia. Duas pessoas podem identificar a sua etnia como americana, por exemplo, mas suas raças podem ser negra e branca, respectivamente. Além disso, uma pessoa nascida de ascendência asiática que cresceu na Alemanha pode se identificar racialmente como asiática e etnicamente como alemã.

Alguns pesquisadores e historiados sugerem que a ideia de raça e etnia tenha sido construída socialmente ao longo dos anos. Eles partem do princípio de que essas definições mudam com o tempo, tendo como base a opinião pública amplamente aceita. Isso pode ter promovido o surgimento do racismo, ao trocar uma simples constatação da nacionalidade e da fisiologia por uma ideia de superioridade ou inferioridade racial. Por exemplo, quando os imigrantes italianos começaram a chegar aos Estados Unidos buscando melhores condições de vida, eles não eram considerados parte da “raça branca”, ainda que fisicamente apresentassem tais características.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário com a gente!