Hoje eu moro, e você provavelmente também, em um país chamado Brasil. Porém, você sabia que nem sempre a nossa terrinha teve este nome? Pois é, meu amigo e minha amiga, a matéria de hoje é justamente para contar a você a história de nosso nome.

O Brasil teve como primeiro nome Ilha de Vera Cruz, isso porque na expedição de Pedro Álvares Cabral haviam lascas que, em teoria, seriam da verdadeira (vera) cruz onde Jesus Cristo havia sido crucificado. Era um costume da época para os navegantes carregar restos da cruz para ter proteção. Então, era costume que muitas das terras descobertas eram chamadas de Vera Cruz ou Santa Cruz em alusão as ditas relíquias. Após, com a visita de naus menores, em 1504 a Ilha e Vera Cruz começou a ser chamada de Terra de Santa Cruz. Após, em 1511 os portugueses começaram a chamar o local de Terra dos Brasilis e, mais tarte, Terra dos Brasis devido a árvore tradicional que existia por aqui chamada e pau-brasil. Todas essas informações podem ser encontradas nas correspondências que eram trocadas entre os navegantes e a Coroa portuguesa.

qual era nome brasil tricurioso 1

Após algum tempo, a Terra dos Brasis vai ganhando independência e começa a ser abandonada, assim perdendo o nome de terra e sendo chamada de colônia. Mais tarde, o nome Brasil varia de acordo com o momento político.

Você conhecia essa história? Comente!