Sal e lesmas definitivamente não se dão bem. Se você já tentou combater essas criaturas gastrópodes viscosos em seu jardim ou simplesmente teve um comportamento sádico quando era criança, já deve saber que algumas pitadas de sal podem “derretê-las” e posteriormente matá-las. Mas afinal, por que o sal faz com que as lesmas murchem?

A resposta para esse fenômeno extremamente bizarro está na ocorrência de um processo chamado “osmose”. Basicamente falando, esse processo ocorre quando uma determinada solução encontra uma membrana permeável. Uma solução é uma mistura homogênea de duas (ou mais) substâncias, onde uma substância denominada soluto é dissolvida em uma outra substância, o solvente. Quando você tem uma solução em ambos os lados de uma membrana permeável, o solvente tende a passar através da membrana para qualquer lado que tenha mais soluto, de modo que a concentração em ambos os lados seja nivelada, dando origem à tal osmose.

por que o sal derrete as lesmas 1

Uma lesma tem uma quantidade considerável de água dentro dela, de modo que as células que compõem a sua pele têm membranas altamente permeáveis. Quando você joga o sal em uma lesma, ele se mistura com a água no muco que a lesma expele para ajudar a se movimentar, criando uma solução de água salgada. Como essa solução tem uma maior concentração de sal do que o interior da própria lesma, então ocorre a osmose, sendo que a água das células da pele da lesma acabam sendo absorvidas pelo sal. Se a quantidade de sal for suficiente, a lesma vai perder tanta água que acabará se desidratando, sofrendo uma destruição dos tecidos e morrendo com uma aparência estranhamente murcha.

Por outro lado, nós, os seres humanos, conseguimos lidar com o sal sem que a mesma coisa aconteça, pois a nossa pele não é tão permeável quanto a de uma lesma. No entanto, existem algumas partes do nosso corpo que apresentam uma característica bem diferente. Por exemplo, se colocássemos sal nos nossos olhos (não faça isso por motivos óbvios) teríamos uma pequena noção da situação desesperadora pela qual as lesmas passam quando isso acontece.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!