Se você navega pela internet, certamente passa pelo menos uma vez por dia pela verificação CAPTCHA… Porém, você já parou para pensar em o que é isso e para que serve exatamente? Ou ainda… Em como funciona? É isso que irei contar para você hoje.

Começando pelo nome CAPTCHA é um acrônimo para ‘Completely Autoated Public Turing test to tell Computers and Humans Apart’ ou seja, teste de Turing público completamente automatizado para diferenciação entre computadores e humanos. Em tese, este é um teste anti-spam que se baseia em um desafio cognitivo, sua ideia nasceu na universidade de Carnegie-Mellon. Seu contraste está em ser aplicado por um computador, exatamente o inverso do proposto pelo teste de Turing padrão que deve ser administrado por um ser humano. Ou seja, o CAPTCHA é como um teste de Turing reverso.

Para realizar um CAPTCHA, é preciso de um computador que requisite ao usuário certos testes aos quais outros computadores são incapazes de resolver. Logo, toda pessoa que é capaz de solucionar o problema é presumidamente classificada como humano. O mais comum tipo de CAPTCHA é aquele em que há diversas letras distorcidas e o usuário precisa escrever quais são elas. Hoje, existe o reCAPTCHA onde existem ainda implementações oficiais.

o que e captcha tricurioso 1

A primeira vez em que surgiu a discussão sobre a necessidade de distinguir computadores de seres humanos ocorreu em 1996 e aparece em um manuscrito de Moni Naor do conhecido instituto Weizmann de ciência. Então, já no ano seguinte começaram a surgir os primeiros – e primitivos – CAPTCHAs no conhecido site de busca AltaVista graças a Andrei Broder e seus colegas. O objetivo era evitar que bots trouxessem URLs a ferramenta de busca. Para isso a equipe utilizou-se de imagens resistentes ao ataque OCR (Optical Character Recognition – Reconhecimento Óptico de Caracteres) e criou enigmas que simulariam a OCR mau. Então, em 2000 von Ahn e Blum criaram e publicaram um CAPTCHA totalmente programado para distinguir seres humanos de computadores, assim inventando inúmeros exemplos e foram inclusive o primeiro CAPTCHA a ser usado extensamente pelo Yahoo!.

Sensacional, não é mesmo? Comente!