As cascatas petrificadas de Hierve el Agua são algumas das atrações turísticas mais belas e peculiares no estado mexicano de Oaxaca. Localizada a cerca de 70 km a leste da cidade de Oaxaca de Juárez, Hierve el Agua (cujo nome traduzido significa “a água ferve”) recebeu esse nome graças às suas nascentes naturais borbulhantes, que se deslocam de tal forma que acabam formando piscinas de banho em um local espetacular no topo das falésias.

Quando você se aproxima de Hierve el Agua, você logo vê o que parece ser uma enorme cachoeira congelada ao lado da montanha. Só que a formação de gelo nesse local é impossível por causa do clima quente. Na verdade, essas cataratas são constituídas por sedimentos minerais que se formaram ao longo de milhares de anos, como resultado da água carregada de minerais que se derramava sobre a borda do penhasco e escorria pelo lado da montanha rochosa. À medida que a água escorria pela face da rocha, grandes estruturas rochosas vieram a se formar, promovendo um resultado tão incrível que é capaz de chamar a atenção de qualquer um que passe por essa região.

as curiosas cascatas petrificadas no mexico 1

Em termos mais técnicos, Hierve el Agua consiste em duas cascatas rochosas. Ambas são formadas em falésias que se elevam a mais de cinquenta metros do fundo do vale, sendo que uma delas tem doze metros e a outra desce a mais de trinta metros. A cascata de doze metros é chamada de “cascada chica”, enquanto que a outra é conhecida como “cascada grande”.

as curiosas cascatas petrificadas no mexico 2

A que apresenta um acesso mais fácil e consequentemente é a mais visitada das duas cascatas é a “cascada chica”. Os turistas aproveitam a altura do local para tirar fotos panorâmicas da região, que é basicamente formada por serras.

as curiosas cascatas petrificadas no mexico 3

Durante a temporada de chuvas da região, as águas que escorrem sobre as cascatas acabam ficando saturadas de carbonato de cálcio, que é um dos minerais responsáveis pelo surgimento das estruturas rochosas. Alguns moradores locais acreditam que essas águas com alta concentração mineral possuem propriedades curativas, por isso é relativamente comum avistar turistas mergulhando nas águas das piscinas naturais que se formam ao redor e no topo das rochas.

Formação curiosa, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!