Você já ouviu falar do Enem? Se você está terminando o ensino médio e pretende ingressar numa instituição de ensino superior, provavelmente sim. O Exame Nacional do Ensino Médio é a maior prova do Brasil atualmente. Consiste na oportunidade de entrar em universidades públicas e a cada ano se torna mais concorrido. Criado em 1998, o objetivo inicial era avaliar o ensino médio brasileiro através de uma prova voluntária.

Na primeira edição da prova, o número de inscritos era de 157 mil, atualmente os números de inscritos ultrapassam os 5 milhões. A prova realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) é a segunda maior do mundo, ficando atrás apenas do Gao Kao, o vestibular chinês.

Prova Enem

Apenas em 2004 a prova deixou de ser apenas um método de avaliação de ensino e passou a ser uma porta de entrada para o mundo acadêmico. A primeira forma do exame durou de 1998 a 2008, com 63 questões e apenas um dia de prova. Já em 2009, sob o comando de Fernando Haddad como ministro da Educação, a prova passou a ser como é conhecida hoje: dois dias de aplicação, com 180 questões objetivas e uma prova de redação.

Com o novo modelo, a prova pôde avaliar mais conhecimentos do aluno, fazendo com que ainda mais instituições acadêmicas aceitassem o exame como método de entrada. Junto ao novo estilo, a Teoria da Resposta ao item (TRI), tão temida pelos estudantes, passou a ser aplicada.

Enem 1

O teste também abriu caminho para que outros programas surgissem, como o  SiSU (Sistema de Seleção Unificada), auxiliando a entrada em universidades públicas, o ProUni (Programa Universidade para Todos), que concede bolsas de estudos, e o Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior), para financiamento estudantil.

E aí, você já fez o Enem? Pretende fazer? Compartilhe e conte-nos mais aqui nos comentários.