Localizada na província de Catania, na ilha italiana da Sicília, Grammichele é uma das poucas cidades do mundo a ter um layout hexagonal bastante complexo. A cidade foi fundada após o grande terremoto da Sicília de 1693 ter destruído um assentamento anterior chamado Occhialà, localizado ao norte da atual Grammichele. Os sobreviventes construíram uma nova cidade e a nomearam em homenagem a São Miguel, na esperança de que o santo a protegesse contra novos desastres.

Grammichele foi construída sob as ordens de Carlo Maria Carafa Branciforte, um antigo soberano italiano. Desenhado por Michele da Ferla, essa foi a primeira cidade da Europa a ter um design hexagonal. Seu layout muito provavelmente foi inspirado em Palmanova, uma cidade fortificada construída cem anos antes. A principal diferença é que Palmanova, existente até hoje, foi construída como um polígono de nove facetas, enquanto Grammichele tem um plano hexagonal que pode ser potencialmente estendido indefinidamente.

conheca grammichele a cidade hexagonal 1

O início de Grammichele.

O planejamento hexagonal projetado para Grammichele pode ser dividido em seis setores compostos por seis estradas, todas convergindo para a praça principal, que é também hexagonal, na qual os escritórios públicos estão localizados. No entanto, esse tipo de desenvolvimento urbano é raro nos dias atuais. Esse layout era mais comum no passado porque alguns arquitetos acreditavam que tal sistema não apenas permitiria a criação de belas avenidas características do continente europeu, mas também permitiria um crescimento planejado e um estilo de vida mais sustentável.

conheca grammichele a cidade hexagonal 2

A região central de Grammichele.

Alguns historiadores sugerem que a Segunda Guerra Mundial foi uma das responsáveis em colocar um fim ao planejamento hexagonal. Além disso, na prática, os blocos hexagonais eram muito incomuns para serem considerados uma “solução viável”. Por exemplo, existia toda uma dificuldade em nomear as ruas e numerar as residências em um plano hexagonal. Além disso, tanto os construtores quanto os compradores das moradias não gostavam de utilizar terrenos triangulares e com esquinas desajeitadas.

conheca grammichele a cidade hexagonal 3

Grammichele vista de satélite.

No fim das contas, o planejamento hexagonal acabou sendo visto como um conceito que na prática não funcionou como planejado. No entanto, é inegável o fato de que esse tipo de design urbano promove um visual bem interessante, especialmente se for comparado ao que vemos nas cidades atuais.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!