O damasco é uma fruta bastante exótica no Brasil devido sua baixa importação, no entanto, faz sucesso na culinária internacional e, com uma acidez típica, encanta todos. Sua semelhança às cerejas, amoras e pêssegos reside no parentesco biológico entre esses frutos. Também conhecido como abricó, costuma ser consumido seco em regiões onde não é plantado no Brasil. Os benefícios do fruto são vários, conheça alguns deles e passe a inclui-lo na sua dieta:

Tem poder oxidante

Devido o pigmento betacaroteno, o fruto apresenta poder antioxidante. Sendo assim, combate o envelhecimento celular e auxilia na formação de mais antioxidantes. Basicamente, auxilia na eliminação de toxinas do sistema digestório, mantendo assim o corpo mais jovem e saudável.

Remédio para anemia

Damascos desidratados apresentam quantidades consideráveis de ferro, sendo indicados para pessoas com anemia. Como essa condição é mais comum em mulheres gestantes, a recomendação de ingestão na dieta se faz ainda maior para esse grupo.

Melhora a qualidade óssea

Frutas ricas em cálcio e potássio costumam, no geral, apresentar benefício aos ossos. O cálcio é responsável pela formação e crescimento dos ossos. Já o potássio costuma regular a absorção do cálcio, fazendo que ambos atuem em conjunto.

Contribui para uma visão mais saudável

O damasco pode auxiliar a melhorar a saúde visual, em especial, de pessoas da terceira idade. Como mantem e fortalece nervos ópticos, responsável pela captação das imagens, previne doenças relacionadas.

Damasco 1

Alta quantidade de fibras

Alimentos com fibra auxiliam na prevenção de doenças intestinais e, nesse caso, o fruto apresenta uma fibra especial capaz de absorver nutrientes de forma mais eficiente.

Emagrecimento

Se você está procurando emagrecer, o damasco também pode auxiliar no processo. As fibras abundantes auxiliam no processo metabólico, paralelo à baixa quantidade calórica do fruto na sua forma natural.

Repositor de energia

Pessoas que realizam muitos exercícios físicos tendem a perder grande quantidade energética, sendo necessário a sua reposição. O damasco apresenta facilidade em realizar esse processo, fazendo que seja indispensável na dieta de atletas.

Está pronto para adicionar o damasco na sua alimentação? Compartilhe e conte-nos mais aqui nos comentários.