Apesar do seu objetivo principal ser espantar os pássaros de grandes plantações, os espantalhos acabaram se tornando grandes protagonistas dos filmes de terror e das celebrações de Halloween. De certo modo, é interessante parar para pensar que esses grandes bonecos são capazes de deixar muita gente de cabelo em pé, quando na verdade foram desenvolvidos para afetar outros animais. Mas afinal, os espantalhos realmente conseguem espantar os pássaros?

Basicamente, o sucesso de um espantalho vai depender muito do tipo de pássaro que ele tenta espantar. Uma série de testes conduzidos em 1980 descobriu que algumas pequenas lagoas perto das quais um espantalho foi colocado apresentaram uma queda de 95% no número de visitas realizadas pelos patos locais. Por outro lado, certas espécies de aves parecem não dar a mínima para a presença desses bonecos gigantes. Durante a década de 1930, o cientista da vida selvagem KR Lagler colocou um espantalho à deriva sobre uma boia flutuante em uma incubadora de peixes. Ao longo do estudo ele percebeu que, enquanto a maioria das aves até evitava um contato com a coisa, o boneco não conseguia impedir a presença de todos as espécies de pássaros, especialmente o martim-pescador-grande.

os espantalhos realmente espantam os passaros 1

Além disso, esses estudos mostraram que os efeitos protetores proporcionados pelos espantalhos eram quase sempre temporários. Isso significa que, com o passar do tempo, as aves acabavam se acostumando com os bonecos totalmente imóveis e logo após voltavam a colocar em prática os seus hábitos destrutivos. No entanto, alguns truques até podem melhorar a eficácia dos espantalhos. Pesquisadores descobriram que aqueles que tinham características faciais mais realistas e que usavam roupas com cores mais vivas eram melhores em afugentar as aves. Mover o espantalho para outros locais com uma certa frequência também pode ajudar.

Vale destacar que, nos últimos anos, muitos agricultores passaram a trocar os velhos espantalhos por novos dispositivos de alta tecnologia. Uma alternativa robótica conhecida como “Agrilaser” consegue disparar aleatoriamente feixes de laser capazes de espantar os pássaros de uma forma muito mais eficaz. Além de ser silencioso, esse dispositivo possui uma fácil instalação e não requer manutenção. Com a expansão desses mecanismos, tudo indica que o futuro dos espantalhos deve mesmo ficar restrito aos filmes de terror e celebrações de Halloween.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!