A sálvia é uma planta nativa da região do Mediterrâneo cujo início do seu consumo remonta a milhares de anos atrás. Inicialmente cultivada e usada para o tratamento de picadas de cobra e até mesmo para supostamente aumentar a fertilidade feminina, a sálvia tem sido o tema principal de pesquisas modernas que buscam compreender os seus benefícios para a saúde. Aqui estão listados alguns benefícios já identificados:

Promove a saúde óssea

A sálvia contém uma boa quantidade de vitamina K, um elemento crucial no desenvolvimento da densidade óssea e na integridade dos nossos ossos à medida que envelhecemos. Se você sofre com sinais precoces de osteoporose ou possui um estilo de vida sedentário, pobre em nutrientes, muito provavelmente a sua saúde óssea apresenta um índice baixo. Adicionar algumas folhas de sálvia à sua dieta pode aumentar significativamente os níveis de vitamina K, já que uma única porção tem 27% de sua ingestão diária recomendada.

quais sao os beneficios da salvia para a saude 1

Auxilia na digestão

O ácido rosmarínico, encontrado na sálvia, age como um anti-inflamatório natural para o estômago. Ele previne espasmos gástricos e pode reduzir significativamente a ocorrência de problemas como diarreia e gastrite. Adicioná-lo às suas refeições pode ajudar a manter todo o processo digestivo regularizado e a reduzir a inflamação em todo o intestino.

Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue

A sálvia pode ajudar a controlar o diabetes, pois contém certos extratos e produtos químicos que imitam os medicamentos normalmente prescritos para o controle dessa doença. Seus nutrientes agem como reguladores da liberação de glicose armazenada no fígado, evitando grandes variações de açúcar no sangue, o que pode ajudar a prevenir o aparecimento de diabetes tipo 2 ou pelo menos gerenciar a condição, caso essa já tenha se manifestado.

quais sao os beneficios da salvia para a saude 2

Possui propriedades antioxidantes

De acordo com um estudo publicado na revista acadêmica Journal of Agricultural and Food Chemistry, compostos antioxidantes como ácido rosmarínico, luteolina e apigenina, todos encontrados na sálvia, podem neutralizar eficazmente os radicais livres e impedi-los de promover um estresse oxidativo no coração, pele, articulações, músculos e até mesmo no cérebro. Além disso, esses mesmos antioxidantes são eficazes no combate ao envelhecimento precoce.

Combate inflamações

Os benefícios anti-inflamatórios da sálvia podem combater eficazmente doenças como a artrite, assim como a inflamação geral do sistema cardiovascular, que por sua vez pode resultar em doenças cardíacas e pressão alta. Acredita-se que os flavonoides e compostos fenólicos encontrados em sua composição sejam os responsáveis ​​por esses efeitos benéficos.

Gostou? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!