Conhecimento e sabedoria são palavras que costumam confundir muita gente. Embora não haja regras rígidas e rápidas quando se trata de definir essas palavras específicas, é importante destacar que ambas possuem significados bem diferentes. Ao longo do post, vamos dar uma olhada nas diferenças entre ambos os termos, o que ajudará a explicar o fato de que nem sempre alguém com um alto grau de conhecimento é consequentemente uma pessoa sábia.

Muitos acadêmicos e especialistas da área definem o conhecimento como a compreensão de fatos, verdades e informações básicas. Dessa forma, podemos dizer que conseguimos ganhar conhecimento através da aprendizagem e da educação. A sabedoria, por outro lado, é a capacidade de usar o conhecimento conquistado ao longo do tempo de uma maneira prática e inteligente. Em vez de usar o aprendizado ou a educação para a construção da sua base, a sabedoria pode ser adquirida através de experiências vividas no dia a dia.

qual e a diferenca entre conhecimento e sabedoria 1

Em outras palavras, podemos considerar o conhecimento como uma compreensão mental de certas informações, enquanto que a sabedoria pode ser abordada como a capacidade prática de usar o conhecimento adquirido para tomar boas decisões de uma forma consistente ao longo de toda a sua vida. Uma ilustração hipotética da diferença entre ambos os termos pode ser vista como algo assim: conhecimento é entender que um tomate é botanicamente uma fruta. Sabedoria é saber que, apesar do tomate ser uma fruta, ele não combina muito bem como um ingrediente de uma salada de frutas convencional.

Ao longo dos seus anos de escola, você agrega todo tipo de conhecimento ao longo dos anos, mas apenas as vivências das suas experiências cotidianas poderão ensiná-lo a usar o seu conhecimento reunido nos anos estudantis de uma maneira prática e inteligente. Dessa forma, reunindo ambos, você poderá se tornar uma pessoa conhecedora e sábia ao mesmo tempo.

E você, já sabia qual era a diferença ambos os termos? Compartilhe o post e deixe o seu comentário com a gente!