Ao longo da história, o cabelo cacheado sempre marcou presença na cabeça de muita gente, mas nem sempre a sua natureza e o seu processo de formação foram totalmente compreendidos. No entanto, graças aos avanços da ciência em torno dessa área, é possível saber por que algumas pessoas desenvolvem fios com essa característica.

Vários fatores podem influenciar os níveis de cacheamento, mas os genes são os principais responsáveis pela natureza característica do cabelo cacheado. Na prática, tudo isso se resume à forma do folículo capilar, a parte da epiderme da qual os fios de cabelo brotam. O folículo é o que determina a forma do cabelo e o ângulo em que ele cresce. Certos folículos acabam apresentando uma espécie de curvatura, que por sua vez resulta em fios que crescem em um ângulo mais agudo que os outros tipos, dando origem ao cabelo cacheado como conhecemos.

por que algumas pessoas tem o cabelo cacheado 1

Outro fator que pode contribuir para o cacheamento do cabelo tem a ver com a estrutura das proteínas presentes nos fios. Usando microscópicos eletrônicos, uma equipe de pesquisadores de Clichy, na França, comparou diferentes fibras dos cabelos de vários participantes. No final do estudo, eles descobriram que as fibras cacheadas tinham uma distribuição desigual da proteína queratina, sendo que a maioria ficava majoritariamente reunida na borda interna da curvatura dos fios. Curiosamente, eles também descobriram que o cabelo cacheado costuma ser mais seco porque os óleos naturais têm mais dificuldade em se deslocar ao longo de um fio de cabelo encaracolado.

É importante destacar que outros fatores temporários, como umidade, hormônios, uso de medicamentos, ou até mesmo os efeitos do calor, também podem alterar o nível de cacheamento do cabelo. Para aqueles que desejam transformar o cabelo liso em cacheado, saiba que as pesquisas incessantes sobre a natureza desse tipo de cabelo está cada vez mais alimentando projetos que por sua vez podem dar origem a vários produtos que se propõem a realizar esse desejo. Apesar de já existirem produtos prometendo esses efeitos no mercado, alguns especialistas acreditam que métodos ainda mais simples, eficazes e baratos deverão ficar disponíveis no futuro.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!