Eu tenho duas gatinhas – e sei que vocês já sabem disso – e todos sabemos que felinos se lambem para tomar seus banhos diários. Porém, algo que sempre me deixou curiosa foi ver cachorros lambendo suas patas… Afinal, por que eles fazem isso?

Segundo os especialistas, existem diversas razões que podem estar levando seu cãozinho a lamber as patas, algumas são tranquilas enquanto outras podem ser preocupantes. Cachorros lambem as patas como resposta a diversos tipos de incômodos e isso pode até mesmo retirar a defesa natural da pele e machucar. Vamos as razões e como evitar algo sério. Caso tenha qualquer dúvida, não hesite em procurar um médico, afinal, seu melhor amigo merece o melhor!

Vilões: Pulgas e Carrapatos

Se seu amigão está lambendo muito as patas, talvez seja porque alguns vilões tenham escolhido este lugar para criar seus QGs do mal. pulgas, carrapatos e ácaros adoram as patinhas para viver e é normal que seu cãozinho enlouqueça tentando tira-los dali tentado lamber e morder. Preste atenção nos sinais, se parecer que seu cachorro quer arrancar as patinhas, provavelmente esta é a causa. Então, com atenção, examine o local e utilize medicações específicas para o tipo de parasita que encontrar, mas sempre com a orientação de um veterinário, está bem?

Alergias

Sim, cachorros também sentem alergias e é mais comum do que se imagina. Pode ser a grama, ao pólen ou até mesmo ao seu tapete novo. Se você perceber que após ficar próximo de um novo ambiente seu amigão começar a se lamber de forma insistente, provavelmente é um tipo de alergia. Ah, pode ser causa interna também relacionada a alimentação, então se houve troca de ração fique de olho também. Para terminar com o problema, converse com seu veterinário de confiança e conte suas suspeitas para que ele indique o tratamento mais adequado.

por que cachorros lambem patas tricurioso

Ansiedade

Se seu cão fica sozinho durante muito tempo, é normal que ele fique ansioso e entediado. Essa situação acaba fazendo com que ele comece a criar atitudes compulsivas e se lamber todo o tempo e em locais específicos é uma delas. Para evitar este problema, não deixe seu amigo confinado por muitas horas seguidas sem distração, deixe sempre brinquedos a disposição e uma ótima dica é colocar uma roupa sua próxima a ele quando você sair, assim ele continuará sentindo seu cheirinho e, assim, sentirá também sua presença.

Dor

O ato de se lamber também é muito comum quando o cão está sentindo dor, é uma forma instintiva de tentar parar aquela agonia. Então, talvez seu amigo tenha se machucado na brincadeira, tendo sofrido alguma fratura, luxação ou desgaste. Caso você suspeite desta situação, é importante levar o animalzinho ao especialista o mais rápido possível para que sejam realizados exames para verificar o que está acontecendo, assim evitando ainda mais dor e sofrimento.

Fique sempre alerta, nossos animais são nossos melhores amigos e contam apenas com nosso zelo e cuidado. Cuide deles, está bem?