Todos os dias saímos e chegamos em casa e ao fazer isso um gesto sempre se repete: o de usar a fechadura para destrancar e destrancar a porta que protege nosso tão querido lar. Porém, você já parou para pensar na mente genial por trás deste invento poderoso que nos permite sair com a – quase – certeza de que ninguém invadirá nosso espaço? E ele que iremos conhecer hoje!

Essa história começa em cerca de 4.000 a.C. no Egito quando os primeiros princípios da fechadura de tambor de pinos começaram a se desenvolver. Nesta época o sistema era basicamente uma coluna de madeira que era fixada nas portas em um ferrolho horizontal cujo objetivo era deslizar para dentro da coluna. Dentro deste ferrolho existiam aberturas verticais onde um conjunto de pinos deveria se encaixar. Ao serem levantados pela chave, era permitido destravar o sistema e então mover a porta. Este foi um dos maiores desenvolvimentos de arquitetura doméstica deste período, a Era Clássica.

Fechadura

Fechadura Egípcia

Porém, a primeira patente que se tem registro de uma fechadura de tambor de pinos de dupla-atuação foi realizada em 1805 pelo médico estadunidense Abraham O. Stransbury na Inglaterra. Ele se baseou no antigo sistema egípcio e também na conhecida fechadura tubular de tambor de pinos de Joseph Bramah para sua criação. Dois anos após ele conquistou sua patente também nos Estados Unidos. Porém, o pai da fechadura moderna de tambor de pinos é Linus Yale e ele a criou em 1848. Então, em 1861, seu filho chamado Linus Yale Jr. inspirou-se na criação de seu pai e também no sistema original para patentear a chave plana com bordas dentadas e pinos de diferentes comprimentos dentro da fechadura, assim criando o design de tranca que utilizamos em nossas casas até os dias de hoje.

Incrível a construção conjunta que foi este invento, não é mesmo? Comente!