Curiosidades

O que é café liofilizado?

Se você é um curioso de plantão, certamente já se pegou lendo as embalagens dos produtos que consome e deve ter reparado que os cafés solúveis que consumimos costumam ter escrito em seus rótulos: ‘café liofilizado’. Mas o que será que é significa isso? É o que iremos descobrir!

Pois bem, o café liofilizado é justamente o café instantâneo e desidratado que consumimos todo santo dia antes de ir trabalhar ou estudar. Ele é feito a partir de um método muito engenhoso onde a bebida fresca é congelada e colocada em um tipo de recipiente. Então, é realizado um processo de secagem onde o extrato é submetido a temperaturas inferiores a 20 graus negativos para ser congelado. Logo na sequência, o grande bloco é triturado em moinhos para, após, ser colocado em uma câmara de vácuo em vasilhas. Todo esse processo de congelamento é chamado de freeze drying.

Após as etapas de cristalização, granulação e secagem a frio, podemos ver que a etapa a vácuo acaba gerando a sublimação do gelo, assim transformando o sólido em vapor. Por último, é tirado o gelo e então o café liofilizado está pronto para ser colocado nos belos vidros que conhecemos e comercializado. Ao comprar, tudo o que você precisa fazer é aquecer água e misturar o grão na água, assim o hidratando novamente e preparando um delicioso e rápido café.

Interessante, não é mesmo? Comente!

Leia Também: