Festivais de espantalhos são realizados em várias partes do mundo, mas esse tipo de evento é especialmente popular no Reino Unido, onde o uso desses grandes bonecos para proteger as plantações vem desde os tempos antigos. Curiosamente, antes do uso de espantalhos se disseminar pelo Reino Unido, os responsáveis por manter as aves longe da vegetação eram jovens rapazes de classes sociais mais baixas. Conhecidos como “espantadores de pássaros”, esses jovens patrulhavam os campos de trigo carregando sacos cheios de pedras que eram tiradas para afugentar qualquer corvo ou pardal que ousasse pousar nos vastos campos de cultivo do interior britânico.

No entanto, quando a Peste Negra de 1348 varreu metade da população do Reino Unido, os grandes proprietários de terras não conseguiam encontrar meninos suficientes para empregar como espantadores de pássaros para proteger as suas plantações. Foi a partir daí que eles encheram sacos com palha, esculpiram rostos em nabos ou cabaças e deram origem aos espantalhos que logo se espalhariam por todo o território rural do país.

os curiosos festivais de espantalhos no reino unido 1

Hoje, centenas de cidades espalhadas por todo o Reino Unido promovem cores, vibração e diversão ao organizarem os “festivais de espantalhos”, onde os moradores competem uns contra os outros para construir o melhor espantalho de qualquer material que possam colocar as mãos, incluindo panelas, troncos e galhos de árvores, móveis quebrados e roupas antigas. Os espantalhos geralmente ficam exibidos na frente das casas, em seus gramados ou até mesmo nas ruas, para todos verem.

os curiosos festivais de espantalhos no reino unido 2

Esses festivais geralmente acontecem no período do verão britânico, que ocorre entre maio e julho. No entanto, algumas cidades preferem realizá-los no outono. Apesar dessa tradição com os espantalhos ser bastante antiga, a maioria dos festivais de espantalhos do Reino Unido têm menos de vinte anos de idade. Eles são organizados como uma atividade divertida para crianças e adultos e geralmente estão associados a algum tipo de arrecadação de fundos para instituições de caridade da região.

os curiosos festivais de espantalhos no reino unido 3

As cidades onde esse tipo de festival é mais popular são Kettlewell, Heather, Wray, Barton Mills, Flamstead e Bromyard.

Festival curioso, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!