Se você gosta de assistir séries históricas britânicas ou adora ler livros com essa temática, já deve ter ouvido falar em um homem chamado Winston Churchill. Mas apesar de ser muito citado, poucas pessoas de fora da Europa o conhecem e muito menos sabem o quão importante ele foi em eventos como o fim da Segunda Guerra Mundial.

Considerado um dos maiores estadistas do século XX, Winston Leonard Spencer-Churchill foi escritor, comandante militar, político e líder governamental durante um dos momentos mais sombrios da história moderna: a Segunda Guerra Mundial. Nascido em 1874, Churchill seria duas vezes primeiro-ministro do Reino Unido. Durante seu primeiro mandato, de 1940 a 1945, Churchill forjou alianças tanto com os Estados Unidos quanto com a União Soviética para derrotar a Alemanha nazista e seus aliados do Eixo durante a Segunda Guerra Mundial.

quem foi winston churchill 1

Churchill quando era jovem.

Embora a Grã-Bretanha tenha sofrido intensos bombardeios nessa época, Churchill fez discursos emocionantes no Parlamento e no rádio para encorajar e elevar os ânimos do público britânico. Ele também negociou um pacto de assistencialismo com os Estados Unidos antes mesmo dos americanos entrarem na guerra depois do ataque a Pearl Harbor. É exatamente por isso que Churchill recebe o crédito de muitos por guiar as forças aliadas à vitória na Europa. Mas apesar dos seus esforços, seu partido perdeu as eleições parlamentares em 1945, fazendo com que Churchill deixasse o seu cargo como primeiro-ministro apenas dois meses depois da rendição da Alemanha.

quem foi winston churchill 2

Churchill e sua esposa, Clementine.

No entanto, esse contratempo não impediu Churchill de continuar trabalhando pelos seus ideais. Por exemplo, após a Segunda Guerra Mundial, ele passaria os próximos anos advertindo o mundo sobre a União Soviética e seus objetivos expansionistas. Churchill foi eleito primeiro-ministro novamente em 1951 e ficou no cargo até 1955. Durante esse tempo, ele se concentrou em importantes reformas econômicas, ao mesmo tempo em que tentava manter a paz Europa, apesar das cicatrizes expostas pelos anos de guerras.

quem foi winston churchill 3

O gesto de “V” virou uma característica marcante de Churchill.

Em 1953, Churchill recebeu duas honrarias de prestígio. Ele foi condecorado pela Rainha Elizabeth II e também recebeu o Prêmio Nobel de Literatura por sua série de livros com seis volumes sobre a Segunda Guerra Mundial. Winston Churchill morreu de derrame cerebral em 1965, um ano depois de se aposentar do Parlamento. Embora seus longos anos como funcionário público tenham sido bastante turbulentos, a maioria dos moradores da Grã-Bretanha o considera um herói e uma lenda da política do país.

E você, já conhecia a história de Winston Churchill? Deixe o seu comentário!