Hoje acordei com bastante mal estar e acreditei que estava com pressão baixa. Imediatamente fiquei com dúvida: será que seu eu tomar um delicioso café, vou subir minha pressão ou piorar ainda mais minha situação? É hoje o que iremos descobrir!

Então, pessoas que já sofrem de pressão arterial alta podem tê-la ainda mais elevada caso consumam alimentos ou bebidas com cafeína. Segundo pesquisas, o efeito da substância pode variar de pessoa para pessoa, isso porque alguns podem ser mais resistentes do que outros, porém é preciso estar atento aos possíveis efeitos da bebida. Segundo uma pesquisa publicada na Sociedade Americana de Hipertensão, em Nova York, foi comprovado o aumento em pessoas que já possuem o problema de hipertensão. Para chegar aos resultados foram estudadas 10 pessoas que tratavam hipertensão e tinham em média 62 anos. Durante dias alternados, os participantes ingeriram comprimidos com 250 mg de cafeína e após 30 minutos da ingestão foi possível perceber aumento na rigidez das artérias. O pico era atingido em 60 minutos após a ingestão e permaneceu alto durante até três horas.

gato_café-cat coffee tricurioso

Analisando números, o aumento foi de 11 pontos na pressão arterial sistólica e 8 pontos na pressão arterial diastólica. Até então, os cientistas consideram este um estudo preliminar, afinal não há como precisar os riscos da ingestão de cafeína nestes casos. Porém, já pode-se concluir que de alguma forma sua ingestão influencia e que deve-se tomar certo cuidado. Porém como dissemos no início da matéria, cada organismo reage de uma forma, logo você pode tanto ser mais sensível como simplesmente imune aos seus efeitos. De qualquer forma, se eu fosse hipertensa… tomaria cuidado.

Gostou da curiosidade? Comente!