Para classificar melhor os seres vivos do nosso planeta, diferentes ramos da biologia tiveram que criar e definir termos que correspondem a determinadas características. O único problema é que muitas dessas palavras possuem uma pronúncia bem diferente do convencional, além de não fazer parte do vocabulário usado no nosso dia a dia. Os chamados “seres heterótrofos” (ou heterotróficos) são um bom exemplo disso, por isso vamos explorar o seu significado ao longo desse post.

Em termos básicos, os seres heterótrofos são aqueles que não tem a capacidade de produzir seus próprios alimentos através da fotossíntese e portanto dependem totalmente dos seres autotróficos para a produção dos seus alimentos. Os seres heterótrofos incluem herbívoros, onívoros e carnívoros, que consomem plantas, algas e até mesmo outros animais para conseguir sobreviver.

Em termos estatísticos, cerca de 95% de todos os organismos vivos são heterótrofos. Esse número também inclui nós, os seres humanos, já que precisamos obter alimentos de plantas ou animais autotróficos, que por sua vez fabricam seus próprios alimentos através de um processo conhecido como fotossíntese. Os seres herbívoros são os principais consumidores de autotróficos, pois obtêm alimentos e nutrientes diretamente das plantas. Como resultado, os herbívoros ocupam a segunda posição no nível da cadeia alimentar, enquanto os carnívoros e os onívoros ocupam o topo da cadeia.

o que sao seres heterotrofos 1

Os humanos são animais heterótrofos.

O termo “heterotrófico” foi usado pela primeira vez no campo da microbiologia em 1946 para classificar os organismos com base em sua nutrição. Ao longo do tempo, esse termo já foi adotado em muitos outros campos, incluindo a ecologia, onde tem sido usado para descrever os vários níveis da cadeia alimentar e os níveis de interdependência do seres vivos.

Vale destacar que os seres heterótrofos ajudam a manter o equilíbrio no ecossistema, pois fornecem compostos orgânicos importantes para os autotróficos. Certos heterótrofos, como os fungos, ajudam na diminuição de material vegetal e animais decompostos, sendo que esta atividade de reciclagem é muito importante para reduzir o desperdício no meio ambiente.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!