Quando era pequena, ficava muito curiosa sobre um importante fato… Por que será que a direção do carro não ficava no meio, centralizada? Não seria mais seguro dirigir assim, tendo total noção de tudo o que acontece a sua volta? Hoje entendo melhor a questão e, após pesquisar mais, decidi trazer essa dúvida resolvida para você. Vamos lá?

O primeiro ponto é o mais obvio. Em questão de espaço, se o motorista ficasse centralizado, ou não haveria espaço para um carona ou os carros teriam que ser muito mais largos para ter três bancos na frente… E isso não me parece muito promissor. O segundo ponto é justamente o oposto do que eu pensava quando pequena: a visibilidade. Se estamos dirigindo em vias, sempre haverão carros vindo na direção oposta e é preciso ver esses carros, não é mesmo? Se você for fazer uma ultrapassagem, por exemplo, é preciso ter certeza de que não há ninguém vindo do lado oposto e se você estiver no centro do carro, sua visibilidade fica extremamente restrita, vendo muito pouco além do carro a sua frente.

por que carros direcao meio tricurioso 1 Segurança é o terceiro motivo. Além da visibilidade, é preciso estar alerta a todos os movimentos, não apenas para fazer uma ultrapassagem como para ver o que o colega motorista da frente, de trás e também o que vem no sentido oposto estão fazendo. No centro do carro fica muito difícil fazer esse monitoramento. Num carro de Fórmula 1, por exemplo, o corredor fica exatamente no meio porque precisam se preocupar apenas com uma direção e também porque seus carros precisam ter o equilíbrio perfeito para ter a melhor velocidade nas retas e curvas. Mas é um caso totalmente diferente.

Interessante, não é mesmo? Comente!