Ainda que as cabras apresentem comportamentos bizarros como desmaios e gritos estridentes, os seus olhos certamente são uma das coisas que mais chamam a atenção. Suas pupilas horizontais e com formatos retangulares parecem estranhas se comparadas às pupilas redondas presentes na maioria dos outros animais, como nós, os seres humanos. Mas afinal, por que os olhos das cabras apresentam essas características? Em um novo estudo, o cientista Martin Banks, especializado em visão animal, descobriu que o formato da pupila de um animal pode estar associado ao seu lugar na cadeia alimentar.

Banks e sua equipe analisaram os olhos de 214 espécies diferentes de animais terrestres e encontraram uma relação clara entre o formato de suas pupilas o seu papel ecológico. Eles descobriram que os animais predadores que emboscam suas presas tendem a ter pupilas verticais, enquanto os herbívoros, que costumam ser presas de outros animais, geralmente têm pupilas horizontais. Essa divisão entre predador e presa na forma de pupila sugere que os caçadores e as presas ganham alguma vantagem ao ter um tipo específico de pupila.

por que os olhos das cabras tem pupilas horizontais 1

Para descobrir quais eram essas vantagens, os pesquisadores analisaram as habilidades das duas formas de pupila e como elas poderiam atender às diferentes exigências visuais de predadores e presas. A pupila horizontal das cabras mostrou ter a capacidade de promover um visão panorâmica mais ampla, o que é perfeito para animais fugirem de possíveis predadores. Como essas criaturas enfrentam constantemente o perigo de serem devoradas por outra coisa e contam com poucas opções além das características visuais do seu entorno, os pesquisadores dizem que uma longa pupila horizontal parece ser o ideal. Em outras palavras, as cabras têm olhos com pupilas horizontais porque isso ajuda elas a sobreviver.

Além disso, a equipe de Banks descobriu que as pupilas verticais, encontradas em outros animais, ajudam pequenos predadores a preparar as suas emboscadas para capturar suas presas. É por isso que gatos e cobras têm esse tipo de pupila, já que ela facilita a avaliação da distância entre a presa e outros objetos, fazendo com que esses animais saibam até onde devem atacar.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!