Joaninha é um inseto adorável ao qual conseguimos sentir apenas muito amor e felicidade quando temos a sorte de encontrar voando por ai. Porém, você já parou para pensar em como elas se alimentam? Fica tranquilo, eu conto para você!

Pois bem, joaninha é o nome popular do chamado inseto coleóptero da família Coccinellidae. Eles tem o corpo redondo e colorido e são predadores de pragas agrícolas, sendo grandes aliados dos agricultores já que fazem o controle biológico. Ao contrário do que muitos pensam, as joaninhas não são besouros da família Chrysomelidae. Mas vamos ao que interessa…

O que as joaninhas comem?

A maioria dos coleópteros é predadora, se alimentando de afídios, moscas da fruta, cochonilhas, ácaros e diversos outros invertebrados que são nocivos para plantas. Esses insetos são conhecidos por estragar as plantações, logo as joaninhas são imprescindíveis em uma plantação agrícola e com o tempo se tornaram as melhores amigas dos agricultores. Infelizmente, elas sofrem com a ação dos agrotóxicos que agem de forma mais veloz contra as ameaças e tem sido mais difícil vê-las sobrevoando os campos. Existem também joaninhas que comem folhas, pólen e até mesmo fungos.

o que joaninhas comem tricurioso

Leia também: Os insetos fazem xixi?

Importância ecológica

Como disse acima, nossas amigas coloridas são ótimas predadoras e seu papel é muito importante no ecossistema já que agem diretamente no controle biológico e protegem a diversidade, contribuindo até mesmo na fertilidade do solo. Hoje, as pessoas tem buscado cada vez mais por alimentos orgânicos em função da busca por uma melhora na saúde, logo, conhecer melhor as fases de vida da joaninha e saber como criar o melhor ambiente para que elas venham viver e se alimentar em sua plantação é a melhor forma de manter as pragas longe sem a menor necessidade de utilizar venenos ou agrotóxicos. Seu corpo, a natureza e todo o ecossistema agradecem!

Você conhecia essas informações? Comente!