Todos nós já sabemos que muitas superfícies dos objetos que nos deparamos no dia a dia sempre estão repletas de bactérias. Praticamente quase tudo o que você toca com uma certa frequência é muito mais nojento do que se imagina. Telefones celulares, controles remotos de televisão, maçanetas, botões de micro-ondas, mouses e teclados são apenas algumas das coisas que muitas pessoas tocam todos os dias e que abrigam uma legião de germes. Mas de acordo com um estudo recente, o volante de carro é provavelmente um dos piores.

O website Car Rentals finalizou recentemente algumas pesquisas sobre germes e os seus impactos nos veículos. Os pesquisadores entrevistaram 1.000 pessoas durante o estudo para descobrir com que frequência eles limpavam e higienizavam os seus carros. No estudo, descobriu-se que 32% dos indivíduos limpavam os seus veículos apenas uma vez por ano, enquanto 12% nem sequer os limpavam. Mas a maior surpresa do estudo foi a descoberta de que o volante tem em média 629 unidades de formação de colônias, cerca de seis vezes mais sujo do que a tela de um celular, quatro vezes mais sujo do que o vaso sanitário de um banheiro público e duas vezes mais sujo do que os botões de um elevador.

estudo aponta que o volante e 4 vezes mais sujo que o vaso sanitario 1

Ao longo do estudo, também descobriu-se outros focos com grande potencial de proliferação de bactérias dentro dos carros, como os cintos de segurança, porta-copos e maçanetas internas. No entanto, nada se comparou ao poder de acumular germes como o volante. Vale destacar que produtos como álcool isopropílico, desinfectantes e detergentes específicos podem ajudar a libertar essas superfícies dos germes, pelo menos temporariamente, já que não há muito o que fazer para evitá-las completamente.

É claro que 1.000 pessoas (em comparação com todos os proprietários e motoristas de veículos do mundo) é uma amostra relativamente pequena para obter um resultado muito específico sobre qualquer estudo. No entanto, isso mostra como o carro que usamos no dia a dia pode ser incrivelmente sujo. Pense nisso da próxima vez que você não estiver com muita vontade de higienizar o seu carro.

E você, já sabia que o volante era tão repleto de bactérias assim? Deixe o seu comentário!