O monociclo é um meio de transporte com características semelhantes a uma bicicleta, exceto pelo fato de que ele conta apenas com uma roda e nenhum guidão. Por causa da precisão exigida para administrar os seus movimentos, o monociclo é usado principalmente em apresentações artísticas voltadas para os praticantes do equilibrismo. No entanto, embora seja uma habilidade que possa demorar um certo tempo para ser dominada, qualquer um pode aprender a andar em um monociclo. Mas afinal, quem inventou esse curioso meio de transporte?

Infelizmente, ninguém sabe ao certo quem foi a pessoa que inventou o monociclo ou até mesmo quando ele apareceu. Mas os historiadores da área geralmente concordam que o monociclo surgiu como uma espécie de adaptação de um tipo de bicicleta conhecida como “penny-farthing”. Essas antigas bicicletas contavam com uma roda dianteira bastante grande que era conectada a uma roda traseira muito menor. Acredita-se que as pessoas que andavam de penny-farthings acabaram percebendo que poderiam se inclinar para frente e andar com o auxílio de apenas uma roda. Provavelmente alguém removeu uma das rodas da penny-farthing e o monociclo nasceu.

quem inventou o monociclo 1

Bicicletas penny-farthing.

Os monociclos modernos funcionam como se fossem bicicletas básicas e menos complexas. Com apenas uma roda, os monociclos têm um assento, chamado de “sela”, que é conectado através do espigão ao quadro, que por sua vez é reto, curto e fica sobre os rolamentos do eixo e sobre os pedais que controlam diretamente o movimento da roda. Esse mecanismo é bem diferente das bicicletas comuns, que usam uma corrente para transferir a energia do movimento dos pedais para as rodas.

Obviamente, os monociclos são bem mais difíceis de andar do que as bicicletas. O usuário desse meio de transporte deve manter o equilíbrio da frente para trás de uma forma contínua, assim como a movimentação de um lado para o outro. Para se movimentar, a pessoa deve aprender a jogar o corpo na direção que deseja antes de corrigir a queda, pedalando o monociclo para trazer a única roda de volta ao centro de gravidade.

Embora os monociclos ainda sejam relativamente raros, estatísticas mostram que existem mais ciclistas de monociclo hoje do que no passado, até porque, apesar de toda a sua dificuldade, andar em um negócio desse pode ser uma experiência muito divertida.

E você, já andou em um monociclo? Deixe o seu comentário!