Muitas vezes, para se alcançar os objetivos de um determinado projeto de pesquisa, é necessário saber diferenciar métodos específicos como pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa. No entanto, muita gente ainda acredita que ambos os termos podem ser usados ​​de forma intercambiável, o que pode levar a um grave erro no momento da análise final da pesquisa. Mas afinal, quais são as diferenças entre esses dois métodos?

A pesquisa qualitativa é geralmente usada para obter uma compreensão das razões, opiniões e motivações do tema em questão. Ela fornece perspectivas sobre o problema e ajuda a desenvolver ideias ou hipóteses para pesquisas quantitativas em potencial. A pesquisa qualitativa também é usada para revelar tendências de pensamento e opiniões, que podem até levar à resolução de um determinado problema. Os métodos de coleta de dados qualitativos geralmente incluem discussões em grupo, entrevistas individuais, participação direta ou observações. O tamanho da amostra é geralmente pequeno e os questionados são selecionados para atender a uma determinada cota.

qual e a diferenca entre pesquisa qualitativa e quantitativa 1

A pesquisa qualitativa dá mais ênfase em discussões em grupo e entrevistas individuais.

Por outro lado, a pesquisa quantitativa é usada para quantificar o problema por meio da geração de dados numéricos ou outros tipos de dados que podem ser transformados em estatísticas utilizáveis. Esse método é comumente usado para quantificar atitudes, opiniões, comportamentos e outras variáveis ​​definidas, o que no final das contas ajuda a generalizar os resultados de uma amostra populacional maior. A pesquisa quantitativa usa dados mensuráveis ​​para formular fatos e descobrir padrões na pesquisa. É exatamente por isso que os métodos de coleta de dados quantitativos são geralmente muito mais estruturados que os métodos de coleta de dados qualitativos.

qual e a diferenca entre pesquisa qualitativa e quantitativa 2

A pesquisa quantitativa faz um maior uso de dados numéricos e estatísticas específicas.

Saber qual é o método ideal para se usar em uma determinada pesquisa é o primeiro passo para se obter resultados satisfatórios. Uma vez que o método for definido, é possível até usar ferramentas on-line para realizar a tarefa de pesquisa em questão.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!