É um tanto comum vermos em alguns filmes de aventura ou terror uma determinada cena onde um pedaço de terra aparentemente sólido na floresta acaba por ter uma consistência muito mais mole quando é pisada. Desse modo, a vítima azarada começa a afundar na lama à medida em que se aproxima da morte. A menos que haja um galho por perto para que a vítima possa agarrar, ela poderá desaparecer sem deixar vestígios. De fato, a chamada “areia movediça” já foi o perigo número um de muitos personagens aventureiros em vários filmes, mas será que na vida real ela é realmente tão mortal?

A resposta é não, a areia movediça não chega a ser tão mortal quanto os filmes nos levam a crer, apesar de oferecer riscos que merecem ser levados em conta. A areia movediça se comporta de maneira instável pois está saturada de água, o que pode ser um incômodo e causar uma certa aflição em quem ficar preso à ela, mas isso não quer dizer que qualquer pessoa que passe por essa experiência morrerá como é mostrado nos filmes. Nossas pernas são bastante densas, então elas até poderiam afundar, mas a região do nosso tronco possui características que nos faria “flutuar”, consequentemente nos mantendo longe de maiores problemas.

a areia movedica e realmente tao perigosa como os filmes mostram 1

Se algum dia você acabar ficando preso em algum tipo de areia movediça, a melhor ideia é recostar-se de modo que o peso do seu corpo seja distribuído por uma área maior. Movimentos lentos de um lado para o outro podem ajudar a deixar a água entrar na cavidade ao redor de um membro preso, soltando-o da areia movediça. Mas é preciso levar em consideração que todo esse processo pode levar bom tempo para ser concluído, caso você não tenha nenhum tipo de auxílio por perto.

Ou seja, podemos concluir que a areia movediça até pode oferecer alguns perigos, mas ela não é tão mortal como a cultura pop costuma mostrar, pelo menos não na maioria dos casos. Uma boa prova disso é que dificilmente vemos notícias sobre tragédias desse tipo. A maioria dos casos com vítimas fatais geralmente ocorre em áreas propícias aos efeitos das marés altas, mas esse tipo de situação não costuma acontecer com tanta frequência.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário com a gente!