Nós seres humanos somos verdadeiros apreciadores de belezas naturais, gostamos de observar e descobrir coisas novas. Fenômenos naturais não são raros e sem dúvida alguma atraem a nossa atenção, seja ele um Arco-íris, uma Aurora Boreal ou até mesmo um Eclipse. É inegável que muitos apreciam a beleza do Arco-íris, mas e se ele fosse formado ao redor do Sol? Como um Halo por exemplo…

O Halo é um fenômeno visível a olho nu e nada mais é que um círculo colorido que se forma ao redor do Sol. Especialistas consideram esse fenômeno em específico um pouco mais raro que os demais, já que ele necessita de certas condições para poder ocorrer como, por exemplo tempo muito seco e sem nuvens muito densas. O Halo chama atenção principalmente quando o céu está bem limpo, azul e o arco com cores fortes o que nos permite uma melhor visão deste fenômeno incrível.

halo solar tricuriosoO Halo Solar acontece na troposfera, que é a camada mais baixa da atmosfera da Terra e pode ter espessura entre 12 km e 17 km. Sua formação ocorre quando a luz do sol atravessa cristais de gelo hexagonais que se encontram na atmosfera terrestre. Esses pequenos cristais servem como espelho para espalhar a luz branca e divide em cores primárias, algo bastante parecido com o que acontece com o Arco-íris, o formato desses cristais permite que um círculo seja formado ao redor do astro rei. Muitas pessoas associam o Halo à chuva, mas especialistas garantem que isso não tem nada a ver.

O povo Maia acreditava que esse fenômeno estava ligado aos maus presságios e até mesmo com grandes catástrofes naturais, enquanto alguns acreditam que o Halo nada mais é que sinal de boas vibrações e energias positivas, mas nenhum dos dois são algo comprovados e não passam de crença. Com crença ou sem crença, o fato é de que independente das histórias de cerquem o fenômeno é indispensável o cuidado para observá-lo, até porque nossos olhos devem ser protegidos dos raios solares, então todo cuidado é pouco.

O Halo também pode ser formado ao redor da Lua, pelos mesmos motivos, porém a visibilidade não é tanta por conta da cor do céu durante a noite, todavia o fenômeno na parte da noite é mais comum que na parte da manhã.

Gostou de saber um pouco mais sobre o Halo? Compartilha e comenta esse post!