Curiosidades

O que significa ser de esquerda ou de direita?

O que significa ser de esquerda ou de direita?

Em tempos onde ter posicionamento político nunca foi tão importante, é comum que você fique perdido e confuso. Afinal, o que significa ser de esquerda ou de direita? De onde surgiu essas direções? Como escolho meu lado? Socorro?!

Pois bem, a direita e a esquerda são posições políticas opostas e essa divisão foi muito fortalecida durante a ditadura militar brasileira que iniciou em 1964 e teve seu fim em 1985. Durante este período o regime militar era considerado de posição política direita enquanto as pessoas que eram opostas a ele de esquerda.

Direita

A posição de direita acredita que o poder de influência e regulamentação do Estado sobre a sociedade precisa ser limitado, tendo assim controle social limitado. Desta forma, as decisões devem ser tomadas de forma individual ao invés de apenas pelos governantes. Isso interfere diretamente na forma como o país é gerido, refletindo na sociedade, nas políticas econômicas, na carga tributária, gastos públicos, etc. Dentre as ideias da direita estão a redução dos impostos e políticas públicas e também maior liberdade de escolha e funcionamento do setor privado.

Esquerda

Exatamente oposta a direita, a esquerda acredita que o Estado deve influenciar diretamente a sociedade para controlar e garantir a igualdade de oportunidades conforme garante a constituição. Logo, o Estado também deve interferir na regulação de políticas econômicas em vigor. Aqui as ideias são voltadas ao coletivo, sendo que os interesses das minorias são discutidos na busca pela igualdade social.

Como tudo isso começou?

Lá na Revolução Francesa, durante o final do século XVIII, durante as assembleias o costume era que os parlamentares sentassem à direita do presidente enquanto o outro grupo sentava-se à esquerda. Este grupo que sentava-se à direita debatia ideias e defendia os interesses mais tradicionais e conservadores enquanto o grupo sentado à esquerda tinha ideias para diminuir a desigualdade social e defendiam as camadas mais pobres da população. Foi em função desta organização e dessas posições políticas totalmente opostas que foi criada a associação política esquerda e direita.

Menos confuso? Melhor posicionado? Comente!

 

Leia Também: