Mesmo nos dias atuais, os dinossauros despertam interesse e fascínio, tanto entre crianças como adultos. Desde os gigantes aos menores, estes majestosos animais caminharam pela terra milhões de anos atrás.

  1. Você sabia que dinossauro significa “lagarto terrível” em grego?
  2. Atualmente o frango é o parente vivo mais próximo do Tiranossauro Rex.
  3. Maior dinossauro que já existiu foi o Argentinossauro, medindo 45 metros de comprimento, 21 metros de altura e cerca de 85 toneladas.

    dinossauros tricurioso

  4. Os dinossauros tinham crânios enormes, um dos maiores era tão grande quanto um carro.
  5. Os primeiros dinossauros apareceram há 230 milhões de anos, no período Triássico, e eram pequenos e leves. O Baquiossauro e o Tricerátopo, dinossauros maiores, apareceram depois, durante o período Jurássico e Cretáceo.
  6. Os ovos dos dinossauros chegavam a ter o tamanho de uma bola de basquete.
  7. Os dinossauros dominaram a Terra por mais de 165 milhões de anos. Em comparação, os seres humanos existem apenas há 2 milhões de anos.
  8. Não se sabe ao certo quanto tempo em média durava a vida de um dinossauro, mas os especialistas acreditam que alguns viviam até 200 anos.

    dinos tricurioso

  9. Os primeiros dinossauros a existir eram carnívoros. Só depois surgiram os herbívoros.
  10. A primeira descoberta de dinossauros foi na China, cerca de 3.500 anos atrás. Por não saberem nada sobre dinossauros, os chineses acreditaram que a descoberta, dentes de dinossauros, eram de dragões.
  11. O Liopleurodon foi o maior réptil aquático, medindo 15 metros. Tinha a metade do tamanho de uma baleia-azul.
  12. Até o momento são conhecidas cerca de mil espécies de dinossauros, estima-se que há muitas espécies ainda não descobertas.
  13. O Hadrossauro era o dinossauro com o maior número de dentes: 960 no total. Um ser humano adulto tem somente 32 dentes.
  14. Alguns dinossauros podiam chegar até 40km/h.
  15. Os triceratops eram parecidos com os rinocerontes de hoje, porém muito maiores.

Leia também: Por que o Tiranossauro Rex tinha braços tão pequenos?

E você já sabia dessas curiosidades? Conta pra nós!