Muito ouvimos sobre o coma induzido nos noticiários ou ainda em séries de televisão, porém você sabe para que ele serve? Qual sua utilidade? É o que iremos descobrir agora!

Pois bem, o coma induzido, também chamado de coma barbitúrico, é um tipo de coma temporário que é provocado por uma dose administrada da chamada droga barbitúrica. Ele serve para proteger o cérebro durante grandes cirurgias na região, além disso também é a última linha de tratamento em casos severos de epilepsia. Esta droga barbitúrica é capaz de reduzir a taxa de metabolismo do tecido cerebral bem como do fluxo de sangue. Através dessas importantes reduções, os vasos sanguíneos do cérebro acabam se estreitando, o que diminui o volume ocupado pelo órgão e, por sua vez, a pressão intracraniana.

para que serve coma induzido tricurioso 1

Quando esse inchaço some e a pressão diminui, as possíveis lesões cerebrais podem ser evitadas, ao menos é nisso que acreditam os estudiosos que comprovam a teoria através da redução da mortalidade no tratamento de hipertensão intracraniana refratária através do coma induzido. Uma informação interessante é que 55% do uso de oxigênio e glicose do cérebro é destinado a atividade elétrica, sendo que o restante vai para as demais atividades como metabolismo por exemplo. Quando a droga barbitúrica é ministrada no paciente, a primeira ação é a redução da atividade elétrica, o que reduz a demanda de oxigênio e também metabólica. Quando é percebida a melhora geral, as drogas são reduzidas de forma gradativa até que a consciência é retomada.

Interessante, não é mesmo? Comente!