Você sabia que existem formas e métodos de desenvolver um tipo de leitura mais veloz, absorvendo o conteúdo da mesma forma? Isto se chama leitura dinâmica e hoje vou contar um pouquinho mais para você do que é e como funciona esta técnica.

A leitura dinâmica, também chamada de leitura rápida, é o conjunto de métodos e formas que visam o aumento da velocidade de leitura de forma que não prejudique a absorção das informações. Para isso, existem diversas estratégias para que você veja, pronuncie e compreenda tão rapidamente que consegue até mesmo eliminar essas etapas. Pode até parecer assustador ou impossível, mas é totalmente possível e através da prática, você pega o jeito e logo estará lendo muitos e muitos livros todos os meses.




Um dos métodos mais utilizados se baseia na leitura de grupos de palavras ao invés de ler palavra por palavra, além disso você pode modificar o alinhamento do texto para que não precise varrer a página com os olhos de um lado ao outro – utilizando colunas fica muito mais fácil e menos cansativo. Por último, também existe o chamado salto de olho que ocorre quando o leitor define pontos na linha da leitura onde faz uma parada ocular, esta técnica é ótima para livros de colunas largas.

o que leitura dinamica tricurioso 1

O truque está no treinamento do seu cérebro que reage e responde de forma compatível aos estímulos recebidos. Se durante toda uma vida você leu devagar, os estímulos sempre serão lentos e você sempre terá uma resposta lenta. Se você começar a praticar a leitura dinâmica, logo os estímulos começarão a ser enviados de forma veloz, elevando seu raciocínio a uma nova velocidade.




Você conhece o metrônomo? Ele é ótimo nesse processo de reaprendizagem da leitura. Basta você definir metas a serem cumpridas em um determinado tempo, após alcançar essas metas, vá dificultando cada fez mais até que esteja craque. Para começar, leia 20 linhas por minutos que deverão ser marcadas pelo toque do metrônomo e lembre-se de respirar e manter uma boa postura. Com o tempo, você poderá chegar a 80 linhas em apenas um minuto!

Gostou da dica? Comente!