As formas de se ouvir música ou até mesmo guardar dados vem evoluindo conforme o tempo vai passando. Já houve um tempo que os discos de vinil estavam espalhados por todos os lugares e quem não lembra das queridinhas fitas cassetes? Atualmente estamos vivendo na época do streaming e com ela a nova forma de ouvir música sem ter que estar necessariamente com o álbum físico por perto, bem mais prático e rápido, além de que pra onde formos temos todas as músicas que quisermos e quando quisermos bem na palma das mãos. Porém antes do streaming chegar, tínhamos apenas o CD e você sabe quem o inventou?

O Compact Disc ou simplesmente CD é um disco ótico digital utilizado para armazenar dados e mais precisamente músicas. Ele foi criado pelas empresas Phillips e Sony e veio ao mercado no ano de 1982, inicialmente na Europa e no Japão, no Brasil essa nova forma de disco só chegou alguns anos depois, mais precisamente em 1987. Até chegar na versão que conhecemos e ainda circula (embora em quantidade reduzida) o CD passou por algumas modificações até que finalmente foi acertado que ele teria 12 cm. O Primeiro CD com música lançado foi do pianista e cantor Billy Joel, exatamente no dia 1º de Outubro de 1982. A criação do Compact Disc se tornou uma das mais bem sucedidas já que passou um bom tempo no mercado e muitos consumidores procuravam ele, inclusive procuram até hoje.

história do cd tricuriosoAntes de lançar oficialmente o CD, a Sony solicitou que uma pesquisa fosse realizada para que pudesse saber qual seria o tamanho médio dos bolsos da população de alguns países para que ele fosse fabricado de uma forma que pudesse ser transportado com facilidade. O sucesso do CD foi tão grande que em 1984 a Sony lançou no mercado o Discman que viria como um substituto do Walkman, dois anos após a produção dos discos chegaram aos 45 milhões, o que para a época era algo estrondoso, um verdadeiro viral.

O mercado atual aponta que em muito pouco tempo os CDs estarão sumindo, não só por conta do streaming, mas também pelo avanço da tecnologia que nos permite armazenar dados em outros dispositivos que possuem capacidade maior de armazenamento e que são bem mais práticos.

Gostou de saber um pouco mais sobre o CD? Comente e compartilhe esse post!