Desde o princípio, a humanidade vem inventando coisas. Desde o fogo até os dias atuais, passamos pela invenção da roda, da escrita, dos automóveis até os mais modernos computadores. Conheça algumas das invenções mais importantes criadas pelo homem.

  • Arco e flecha: ferramenta essencial, que facilitou ao homem caçar. Assim podia abater um animal a distância. Muito depois passou a ser usada como arma de guerra.
  • Roda: não se sabe ao certo quando foi inventada, estima-se que por volta de 7000 a.C. A roda foi uma invenção revolucionária, facilitou a vida do homem. A roda facilitou o transporte de pessoas e alimentos e encurtou distâncias.
  • Escrita: uma das mais importantes invenções do homem. Sem a escrita, a humanidade não teria avançado à metade do que tem hoje. Você sequer estaria lendo esse artigo. A escrita surgiu na Idade do Bronze, e dividiu a evolução da humanidade entre História e Pré-História.

    escrita tricurioso

  • Vidro:  o vidro também foi descoberto na Era do Bronze. O vidro está presente em diversos utensílios do dia-a-dia. O vidro era considerado um artigo muito caro, mesmo até o fim dos anos 1800, poucas famílias tinham vidro nas janelas de casa.
  • Papel: o papel tem uma importância tão grande quanto a escrita. Mesmo hoje ao usarmos mais os computadores do que o papel, há sempre papel envolvido, mesmo na produção dos computadores. Os primeiros a fabricar o papel como conhecemos hoje foram os chineses.
  • Pólvora: também inventada pelos chineses, a pólvora passou a ser usada na Idade Média, com as primeiras armas de fogo.

    polvora tri curioso
    Leia também: O que é o Taj Mahal?

 

  • Espelho: os primeiros espelhos foram produzidos por volta de 600 a.C.  A história conta que os primeiros espelhos foram criados polindo chapas de obsidiana.  Depois foram usadas chapas de cobre polido. Na China era usado o bronze.
  • Bússola: mais uma invenção dos chineses, a bússola foi inventada no século I. É um dos instrumentos de navegação mais importantes da história.

E você conhecia esses fatos? Conta pra nós!