Curiosidades, História

Invenções da Grécia Antiga que você usa até hoje

Invenções da Grécia Antiga que você usa até hoje

A Grécia trouxe grandes contribuições para o mundo: mitologia, política, ciências, religião, filosofia, arte. Você sabia que muitas coisas inventadas pelos gregos ainda usamos até hoje? Vamos conhecê-las!

  • Odômetro: um odômetro serve para marcar distâncias percorridas. Ele foi inventado pelos gregos no século I a.C. É usado até hoje, mesmo em versões digitais.
  • Farol: construído em Alexandria, serviu para guiar os navios ao porto da cidade, no século 3 a.C. De noite acendiam um fogo dentro da torre do farol, de dia a fumaça é que indicava a direção para onde seguir. Chamado de Farol de Alexandria, é considerado a sétima maravilha do Mundo Antigo. Foi o primeiro farol conhecido no mundo, e funcionou por mais de 1500 anos.

  • Democracia: O significado da palavra em grego, demokratía. Demo significa “povo” e kratos significa “poder”. Então democracia é o poder exercido pelo povo. Em Atenas todas as decisões eram tomadas em conjunto pelo povo. As leis não eram feitas pelos poderosos, mas sim decididas pelo povo, discutidas entre todos. Os gregos foram os pais da democracia.
  • Despertador: o primeiro despertador foi inventado por Platão. Ele tinha forma de ampulheta, a parte de cima recebia uma quantidade exata de água, que descia para a parte de baixo através de um funil. Quando o segundo recipiente ficava cheio, no momento exato, por exemplo, depois de 8 horas, a água saía rapidamente para  próximo recipiente fechado, forçando o ar a sair assobiando. O barulho era suficientemente alto para acordar uma pessoa.

Leia também: 10 coisas que você não sabia sobre Mitologia Grega

  • Chuveiro: os gregos inventaram os chuveiros modernos. Como é conhecido, a higiene pessoal era muito importante na Grécia. Os chuveiros surgiram principalmente para facilitar a vida dos atletas. Era uma casa de banho, com um chuveiro semelhante aos que temos hoje, com a água vindo por um tubo.
  • Jogos Olímpicos: os jogos olímpicos foram criados pelos gregos e eram dedicados aos deuses. Os gregos valorizavam  o corpo atlético e escultural. O que se sabe é que o primeiro jogo olímpico aconteceu por volta de 776 a.C.

Você conhecia esses fatos? Conta pra nós!

Leia Também: