Quem nunca ficou com o olhar distante por estar apenas de corpo presente, com a mente em outro lugar, e foi surpreendido com a seguinte frase: “Ei, ta pensando na morte da bezerra?” Esse ditado popular sempre me deixou muito intrigada e hoje finalmente chegou o dia de desvenda-lo, vamos lá?

A teoria mais aceita para a origem desta expressão provém de tradições hebraicas onde eram feitos sacrifícios para Deus, assim solicitando a redenção dos pecados. Nesses sacrifícios, que morriam era os pobres bezerros e sobre isso existe uma história popular que fala sobre o filho do rei Absalão. Segundo contam, este príncipe era muito apegado a uma bezerra que precisou ser sacrificada em função da ordem de seu pai.

origem expressao pensando morte bezerra tricurioso 1

Após o rito ter ocorrido, o jovem passou dias em sofrimento, pensando apenas na morte de seu querido animal. Passados alguns meses, o garoto também faleceu. Independente de ser fábula ou fato verídico, o conto se espalhou por todo o mundo e acabou que o sofrimento daquele jovem rapaz originou a expressão que sua mãe diz quando quer atrair sua atenção quando você parece triste: “tá pensando na morte da bezerra?”

Curioso, não é mesmo? Comente!