Não, não estamos falando da Tartaruga Ninja. O nome dela vem de um famoso pintor italiano.  Michelangelo (1475-1564) foi um pintor, arquiteto e escultor. É considerado um dos maiores representantes do Renascimento Italiano. O Renascimento foi o mais rico período da arte, até os dias de hoje tem influência na arte.

O pai de Michelangelo queria que ele estudasse gramática, o matriculou em uma escola para isso. Mas posteriormente admitiu o talento do filho para as artes. Com 13 anos começou a estudar pintura, na oficina de um dos principais mestres de Florença, Domenico Ghilandaio. Em 1489 foi convidado para estudar na Academia dos Jardins dos Médici. Em 1492 termina sua primeira escultura a “Madona da Escada”.

michelangelo tricurioso

Leia também: Conheça algumas das obras de arte mais famosas do mundo

Anos depois, de volta a casa do seu pai, Michelangelo concentra os estudos na anatomia humana, para dar vida aos corpos humanos através dos desenhos. Dominando isso, ele emprega os estudos na pintura do teto da Capela Sistina e em esculturas de corpos humanos.

O Papa Júlio II pediu ao artista para pintar a “Abóbada da Capela Sistina”, na Catedral de São Pedro, no Vaticano. A Capela Sistina é uma de suas maiores obras, tendo trabalhado nela de 1508 até 1512. A obra foi entregue ao público no Dia de Todos os Santos, em 1512.

michelangelo tri curioso

Em 1534 Michelangelo fica novamente encarregado de decorar a Capela Sistina, o Papa Clemente VII encomendou uma pintura para ficar no altar. Michelangelo surge com o “Juízo Final”. Na obra todos são retratados nus, o que causou grande comoção entre as pessoas da época. O Papa Paulo III ia mandar destruir a obra, mas dado o seu valor, mandou o pintor Daniel de Volterra “vestir” os personagens.

juizo final tri curioso

Outra obra muito famosa do artista é  a escultura de “David” esculpida em um só bloco de mármore. Em 1535 Michelangelo foi nomeado pelo Papa Paulo III, como “supremo arquiteto, escultor e pintor dos palácios apostólicos”. O artista morreu com 89 anos em Roma no dia 18 de fevereiro de 1564. Seu corpo foi enterrado na Basílica de Santa Cruz, em Florença.

Você conhecia esses fatos? Conta pra nós!