Também conhecido como Famaliá, Cramulhão e Capeta da Garrafa. O diabinho da garrafa é uma lenda famosa em Portugal e veio para o Brasil como herança do folclore português. A história conta que quem tiver um diabinho na garrafa, poderá pedir o que quiser. Diz que o diabinho é fruto de um pacto com o diabo, você pede riqueza e em troca oferece a sua alma. Não se sabe ao certo como é feito o pacto.

diabinho na garrafa tri curioso

O que diz a lenda

Após fazer o pacto, a pessoa deve procurar um ovo, pois é dele que vai nascer o diabinho. Em algumas versões o ovo deve ter sido fecundado pelo diabo, em outras ele deve ter sido posto por um galo. Outras versões contam que o ovo deve ter sido colocado por uma galinha preta que tenha cruzado com um galo também preto. O ovo seria menor que os normais, seria do tamanho de um ovo de codorna. A versão da galinha preta também diz que deve se pingar sangue do dedo no ovo e colocar ele pra ser chocado pela galinha preta.

Para conseguir o ovo, a pessoa deve procurar durante o período da quaresma. Na primeira sexta-feira após achar, deve ir a uma encruzilhada, a meia noite, com o ovo debaixo do braço esquerdo. Ao passar a meia noite, deve ir pra casa e deitar-se. Deve ficar 40 dias deitado, no fim desses dias o ovo é chocado e nasce o diabinho. Ao nascer, deve-se colocar o diabinho numa garrafa e tampar bem.

Leia também: Lenda dos quadros de crianças que choram

Algumas versões contam que o diabinho deve ser alimentado todo sábado: a pessoa deve por o dedo mindinho na boca da garrafa para ele se alimentar de sangue. A pessoa que tiver o diabinho, enriquece ao longo da vida. Ao morrer, ele sai da garrafa e leva a alma da pessoa para o inferno.

Você conhecia essa lenda? Conta pra nós!