O basquete é um esporte que sempre esteve em constante evolução. Em sua história de mais de 125 anos, várias mudanças significativas já foram feiras, mas provavelmente nenhuma delas teve um impacto tão grande quanto a adoção do limite máximo de 24 segundos para que o time com a posse de bola finalize a sua jogada. Se a equipe com a posse não tentar um arremesso dentro desse período de tempo, a jogada é considerada uma infração e a posse é concedida à outra equipe. De fato, a sua introdução em 1954-55 mudou o esporte para sempre e teve um enorme impacto positivo nas partidas de basquete. Mas afinal, como surgiu a ideia de introduzir essa regra?

O principal objetivo de introduzir a regra dos 24 segundos foi acabar com a “cera” no basquete. Antes dela entrar em vigor, o time que estava liderando poderia manter a posse da bola pelo tempo que quisesse para manter a liderança até o final do jogo. Dessa forma, os fãs ficavam facilmente entediados e o basquete como um todo passou a ter uma má reputação. Isso ficou ainda mais claro em 22 de novembro de 1950, quando o Fort Wayne Pistons (atual Detroit Pistons) derrotou o Minneapolis Lakers (atual Los Angeles Lakers) por uma pontuação de apenas 19-18, a menor da história da NBA. Para resolver o problema, Daniel Biasone, então proprietário da Syracuse Nationals (atual Philadelphia 76’ers), desenvolveu a regra dos 24 segundos.

como surgiu a regra dos 24 segundos de posse de bola no basquete 1

Daniel Biasone, o pai da regra.

Mas afinal, por que exatamente 24 segundos? Bem, quando Biasone analisou as estatísticas dos jogos da NBA da época, ele percebeu que ambas as equipes arremessavam aproximadamente 60 vezes ao longo de uma partida inteira. Biasone, então, estipulou que um mínimo de 120 arremessos durante um jogo acabaria com o tédio. Foi a partir dessa constatação que o 24 surgiu como o “número mágico”, pois se você arremessar a bola a cada 24 segundos ao longo de um jogo de basquete (que tem 48 minutos no tal), terá ao todo um número de 120 arremessos.

Depois de finalmente concluir a sua ideia em 1951, ele passou três anos tentando convencer os outros donos de times da liga a adotá-la. Depois de muitas conversas, o relógio de 24 segundos foi finalmente implementado em 1954-55. Biasone faleceu em maio de 1992 e foi introduzido no Hall da Fama do Basquete em 2000 por conta das suas contribuições para o esporte.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!