A maior árvore do mundo é uma sequoia gigante que está localizada em uma floresta no norte da Califórnia, nos Estados Unidos. Ela tem 115 metros de altura, isso equivale a um prédio de 40 andares.

As sequoias são as maiores árvores do planeta, e se encontram em sua maioria no continente norte americano. Elas já existiam a 20 milhões de anos atrás. A Sequoia mais velha conhecida tem 4650 anos de idade.  É considerada um fóssil vivo. A localização exata da maior Sequoia é mantida em segredo, para evitar o movimento excessivo de turistas, que poderiam colocar a vida da árvore em risco.

sequoia gigante tri curioso

Leia também: Quantas árvores existem no mundo? 

Outras árvores gigantes que existem

  • Eucaliptos: conhecidos por produzir papel, já foi registrado um eucalipto que chegou a 130 metros. Os eucaliptos costumam crescer muito na Austrália. O maior eucalipto da história chegou a 150 metros de altura. Os eucaliptos mais altos não existem mais, morreram pela idade ou derrubadas. Hoje na Austrália tem eucaliptos que chegam de 80 a 100 metros de altura.

    eucalyptus tri curioso

  • Tualang: comum nas Filipinas, Malásia e Indonésia.  A maior da espécie foi encontrada na região da Indonésia no ano de 1902 com oitenta e quatro metros de altura.
  • Baobá: vindas de Madagascar, muito conhecida no Brasil, principalmente em Pernambuco. Não é muito alta ( de 5 a 25 metros), o que chama atenção é o diâmetro que chega até onze metros. Essa árvore tem a característica de armazenar água dentro do tronco, conseguem armazenar 120 mil litros de água. Por isso são encontradas em regiões semiáridas, pois conseguem sobreviver sem dificuldade. Em época de seca, suas folhas caem.
  • Cipreste Mexicano: é encontrado no México e é considerada a árvore mais larga do mundo.
  • Cajueiro de Pirangui: é considerada a árvore mais frutífera do mundo. A árvore com o maior número de frutos fica no Rio Grande do Norte.

Você conhecia esses fatos? Conta pra nós!