Ontem escrevemos sobre a primeira médica mulher do Brasil e ela era uma obstetra, ou seja, especializada na área de obstetrícia. Porém, você sabe exatamente o que faz esta especialidade médica? É isso que hoje iremos desvendar!

Pois bem, um obstetra é o médico que dedica sua vida a estudar e tratar dos problemas relacionados a reprodução humana relacionada ao corpo feminino, assim acompanhando toda a gestação, parto e também o pós-parto em aspectos tanto fisiológicos quanto patológicos. Ou seja, é o médico obstetra que deverá cuidar e acompanhar todo o desenvolvimento do feto e também quem dará toda a assistência necessária durante este frágil período através do chamado pré-natal.

o que faz obstetra tricurioso 1

São responsabilidades do obstetra as consultas durante a gestação, a orientação e o aconselhamento pré-gestacional e também pré-natal, todos os exames relacionados com patologias que possam ocorrer com a mãe ou o feto, consultar o histórico familiar para prevenir possíveis problemas e doenças, acompanhar as possíveis anormalidades do feto, solicitar exames, receitar tratamentos que sejam adequados e não prejudiquem o bebê, verificar medicamentos que podem ser usados durante a gravidez e acompanhar todo e qualquer tratamento que seja feito junto a outros médicos durante toda a gestação.

Para ser um especialista em obstetrícia é necessário ser graduado em medicina, pós-graduado em obstetrícia e passar pela residência, além disso é preciso que o profissional entenda de psicologia feminina para que possa diagnosticar questões de suma importância como a própria depressão pós-parto, por exemplo.

Interessante, não é mesmo? Comente!