Não sei você, mas toda a vez que tenho uma afta sou surpreendida com a tal íngua, um pequeno e dolorido carocinho que surge na minha mandibula exatamente do mesmo lado que a afta. Mas afinal, o que diabos é isso?

Pois bem, em resumo a íngua é isso mesmo. Um caroço que pode surgir tanto no pescoço quanto na virilha ou axila. Isso graças aos nossos gânglios linfáticos – também chamados de linfonodos – que incham de vez em quando. Eles podem ou não doer e costumam durar de 3 a 30 dias. Se você está curioso, a íngua surge justamente porque os gânglios linfáticos são estruturas integrantes do nosso sistema imune e quando algo não está bem, eles incha para filtrar e combater o problema.

O que causa a íngua?

Existem diversas razões para você ser contemplado com este carocinho irritante. Dentre as causas mais comuns temos inflamação de pele ou até mesmo nas vias aéreas ou região oral – tais como rinite alérgica, gengivite e outros problemas. Também temos infecções de diversos tipos, sendo os mais comuns resfriados, otites, sinusites, faringites ou ainda de dentes. Infecções como pneumonia ou bronquite, gastroenterites, HPV, sífilis e outros também podem causar a íngua. Doenças auto-imunes também estão na lista assim como câncer também, apesar do último ser bastante raro, não sumir após 2 meses e não parar de crescer.

o que e ingua tricurioso 1

Quando devo me preocupar com o surgimento de uma íngua?

Sempre que você sentir qualquer desconforto que acreditar ser anormal, procure um médico. Ter certeza é sempre muito melhor do que ficar na dúvida. Porém, existem alguns casos em que você realmente precisa ir a um especialista o mais rápido possível, são eles:

  • Quando a íngua surge nos braços ou clavícula;
  • Ocorre em vários locais do corpo;
  • Possui mais de 2,5 cm;
  • É dura e não se movimenta;
  • Não diminui após 1 mês;
  • É acompanhada de febre por mais de uma semana, suor noturno, perda de peso ou mal estar.

Curioso não é mesmo? Comente!