Curiosidades, Saúde

Como funciona a pílula anticoncepcional?

Como funciona a pílula anticoncepcional?

Em certo momento de nossas vidas precisamos escolher nosso método contraceptivo favorito e dentre as opções temos a pílula anticoncepcional. Porém, para escolher, é importante saber como cada um funciona não é mesmo? Por isso, descubra agora como funciona a pílula anticoncepcional.

Tudo começou em 1960 quando surgiu a primeira pilula contraceptiva da história que foi desenvolvida por pesquisadores por acidente enquanto buscavam uma cura para a infertilidade feminina. Cada um dos comprimidos é composto por dois hormônios, o estrógeno e a progesterona, que juntos impedem que os óvulos amadureçam, assim impossibilitando a ovulação. Para garantir a máxima eficácia é preciso tomar uma série de cuidados e também utilizar o medicamento mais indicado para você. Os ginecologistas são os médicos responsáveis por esta área e irão instruir você corretamente.

Após definir junto com seu médico a melhor pílula para seu organismo, é preciso seguir uma série de recomendações que garantem a você 99% da eficácia. Vamos a elas?

– É preciso tomar a medicação por 21 dias em sequência, um por dia, para que o mesmo seja efetivo;
– O primeiro comprimido deve ser tomado no primeiro dia da menstruação;
– Tome o medicamento todos os dias no mesmo horário;
– Nunca emende as cartelas, a não ser que seu ginecologista tenha indicado;
– Caso tenha esquecido de tomar o remédio e ainda não tiver passado 12h do horário habitual, basta tomar a pírula normalmente. Agora, se o atraso passar de 12h, é importante questionar seu médico e utilizar outros métodos contraceptivos neste período.

Vale ressaltar que a pílula anticoncepcional não previne você de ser contaminado com doenças sexualmente transmissíveis como AIDS e HPV, logo é importante tomar muito cuidado.

Leia Também: