Falamos muito hoje em protetor solar e suas implicações, porém é importante falar também do que pode acontecer quando você fica muito tempo exposto ao Sol: Insolação. Afinal, o que é isso? Por que ela ocorre?

Pois então, a insolação acontece quando nosso corpo não é capaz de controlar sua temperatura, assim a deixando subir mais do que deveria. Isso ocorre quando você fica muito tempo exposto tanto ao Sol em si quanto ao calor. Ou seja, você pode te-la tanto ao ar livre quanto em ambientes fechados como um carro ou cômodo superaquecido. Os primeiros sintomas que você sentirá são indisposição, dor de cabeça, náusea, vômito, tontura, visão turva, queda de pressão arterial e febre.

Por que a insolação acontece?

Porque quando você fica exposto a altas temperaturas, é normal que seu corpo esquente. Neste momento, você começa a produzir suor para que o mesmo evapore e controle o equilíbrio corporal. Porém, este mecanismo de defesa pode não conseguir resfriar seu corpo de forma eficaz se você ficar exposto por um tempo muito prolongado, além disso se você não repor a água e eletrólitos que estão sendo gastos nesse processo, sua insolação pode evoluir para uma desidratação, o que é extremamente perigoso.

o que e insolacao tricurioso 1

O que devo fazer para prevenir a insolação?

É preciso não se expor por tempos prolongados ao sol e calor, ainda mais nos horários entre 10h e 16h, que são os momentos de temperatura mais elevada. Também é importante ficar constantemente hidratado, tomando sempre sucos, água e água de coco. Evite bebidas alcoólicas e bebidas diuréticas que fazem seu corpo desidratar. Utilize protetor solar para evitar queimaduras e fique sempre abrigado em espaços longe do sol ou usando chapéus e sombrinhas brancas.

Você sabia disso? Comente!