Os vulcões são como enormes válvulas que liberam a pressão das profundezas da Terra. No fundo da Terra, as temperaturas são quentes o suficiente para derreter rochas, sendo que estas rochas derretidas se transformam no que chamamos de “magma”. Quando o magma se liquefaz, ele começa a sair em direção à superfície da Terra, passando então a ser chamado de “lava”. Como você já deve saber, a lava é muito quente, mas você saberia dizer o quão quente ela é? É isso o que vamos explorar ao longo desse post!

Em média, a temperatura da lava fresca pode variar entre os 600 °C e os 1250 °C! A depender da sua temperatura exata, a lava fresca pode apresentar uma tonalidade mais alaranjada (mais fria) ou mais branca (mais quente). Embora a lava possa ser expelida no ar através de uma erupção vulcânica, ela pode ser encontrada mais facilmente fluindo através de rachaduras e fissuras vulcânicas. A lava é composta principalmente de silício e oxigênio, mas como ela viaja um longo percurso antes de esfriar totalmente, ela acaba se misturando com outros elementos, como ferro, magnésio, potássio e cálcio. Eventualmente, a lava esfria e retorna ao estado de rocha sólida novamente.

qual e a temperatura media da lava dos vulcoes 1

É importante deixar claro que, embora os filmes de Hollywood possam te deixar preocupado com o poder mortal do avanço da lava, ela geralmente se move devagar o suficiente para dar às pessoas um tempo de sobra para sair do seu caminho. De fato, é muito raro alguém morrer como resultado direto de um fluxo de lava, que na maioria dos casos é mais prejudicial à terra e às propriedade em seu caminho do que aos seres humanos propriamente ditos. Os fluxos de lava em vulcões ativos podem se mover vários metros por minuto quando estão quentes, mas à medida que a lava esfria, ela diminui a sua taxa de expansão para apenas alguns metros por dia.

Por conta da grande quantidade de vulcões na região, geólogos no Havaí vigiam de perto os fluxos de lava ativos. Para isso, eles usam receptores portáteis de GPS capazes de mapear os fluxos de lava com a maior precisão possível. Desta forma, os geólogos podem monitorar os fluxos de lava que podem estar avançando em direção às áreas onde as pessoas vivem.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário com a gente!