Illuminati é um nome dado a vários grupos. Nos dias atuais, os Illuminati são supostamente uma sociedade secreta que controla todo o mundo.

Origem dos Illumiati

Historicamente o termo Illuminati se refere aos Illuminati da Baviera, uma sociedade secreta da época do Iluminismo. O objetivo era se opor a superstição, abuso de poder do estado e a influência religiosa sobre a vida pública. Essa sociedade foi fundada em 1 de maio de 1776, para divulgar o “livre pensamento” e difundir os ideais do movimento iluminista.

Oito anos após ter sido fundado, o governo da Baviera promoveu uma caça aos grupos secretos. Os Illuminatis contavam com muitas pessoas influentes na época que tinham uma posição política contrária ao governo. O grupo tinha cerca de 2 mil pessoas e com a caça do governo acabou por se dissolver e chegou ao fim em 1788. Algumas pessoas acreditam que a sociedade continuou operando na clandestinidade.

illuminati tri curioso 1

Leia também: Saiba mais sobre algumas incríveis sociedades secretas!

Illuminatis e a literatura

 O escritor Augustin Barruel deu maior visibilidade aos Illuminati: em 1798 em seu livro “Memórias Ilustrativas da história do Jacobinismo”, trouxe uma teoria envolvendo os Cavaleiros Templários, a Ordem da Rosa Cruz, Jacobinos e os Illuminatis. Sua obra fez muito sucesso na época e muitas pessoas a tomaram por realidade. A obra de Augustin fez surgir outros livros similares, entre eles o autor John Robinson que afirmava que os Illuminati tinham o objetivo de criar um governo mundial único. Ideia que muitas pessoas creem ser real até os dias de hoje.

Um autor atual que explora bastante o tema “Sociedades Secretas” é Dan Brown. Em sua obra “Anjos e Demônios”, aborda o tema Illuminati como sendo um complô para se vingar de um massacre causado pelo Vaticano séculos atrás. Dan Brown traz em suas obras sociedades como os Maçons, Priorado de Sião, os Cavaleiros Templários, entre outras.

Reais ou não?

Não há provas da existência dos Illuminatis. Sua existência é um dos mistérios mais populares, pois a internet é fonte de diversas teorias que comprovam e questionam sua existência.

E você? Acredita na existência dos Illuminati? Conta pra nós!