Curiosidades

O que as formigas comem?

O que as formigas comem?

As formigas são criaturas que podem ser encontradas em praticamente todos os lugares possíveis. Curiosamente, na maioria das suas “viagens”, é possível notar que elas sempre carregam consigo algo que poderá ser usado futuramente como alimento. Mas afinal, o que as formigas realmente comem?

As formigas, assim como os humanos, têm uma dieta incrivelmente diversificada e possuem habilidades sociais altamente sofisticadas, sendo capazes de desenvolver várias maneiras engenhosas de localizar, colher, armazenar e distribuir seus alimentos. De modo geral, essas criaturas podem ser classificadas como seres onívoros, ou seja, se alimentam de praticamente tudo o que tiver disponível. No entanto, cada espécie de formiga tende a preferir um tipo  específico de alimento, de modo que a espécie em questão pode até ser identificada através dos seus hábitos alimentares.

Algumas espécies são predadoras, e portanto matam e comem outros insetos, incluindo outras espécies de formigas e até mesmo pequenos animais. Outros insetos desse tipo tem uma dieta semelhante a de abutres e hienas, pois comem carniça e dão preferência a fontes de proteína mortas ou em decomposição. Por outro lado, algumas podem até ser chamadas de “agricultoras”, já que a formiga-cortadeira, por exemplo, cultiva um fungo ao criar “fazendas” a partir do material vegetal semi-digerido que coletam.

No entanto, sejam elas comedoras de carne ou vegetarianas, apreciadoras do sabor doce ou amantes do gosto salgado, quase todas as formigas apresentam características semelhantes na hora de obter o seu alimento. Por exemplo, as operárias sempre saem do ninho com o objetivo de identificar uma fonte de alimento. Assim que descobrem algo do seu gosto, esses trabalhadores voltam para o ninho, deixando um rastro químico para as outras formigas trabalhadoras identificarem. Essas substâncias químicas, conhecidas como feromônios, são exclusivas das formigas em cada tipo de colônia e também servem para marcar o seu território.

Uma vez estabelecida a trilha, as formigas-operárias circulam em turnos, se dirigindo para a fonte de alimento, recuperando comida e retornando ao ninho com tudo o que conseguiram obter, enquanto estabelecem um novo rastro de feromônios para o próximo turno. Curiosamente, esse comportamento alimentar ajuda a explicar por que as formigas costumam ser vistas em longas filas indianas.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Leia Também: